Banda que marcou gerações na Serra, a Lucille comemora seus 30 anos em grande estilo neste domingo, tendo a companhia da UCS Orquestra e do Coro da Unimed na 16ª edição do Concerto da Primavera. A parceria inédita destas importantes marcas da cultura em Caxias está marcada para o estacionamento da UCS, em frente ao Cetel, podendo ser transferida para o UCS Teatro em caso de chuva. A previsão, contudo, é de tempo bom para a manhã dominical.
Um dos remanescentes da formação original da banda, que encerrou as atividades em 2006, o vocalista Fher Costa, radicado na Europa desde aquele ano, comenta que a ideia do concerto em parceria com a orquestra vinha sendo acalentada desde 2019. Foi interrompida por conta da pandemia, mas voltou com tudo com a oportunidade de celebrar as três décadas da banda.
- Em 2019 eu trouxe dois artistas da Europa para se apresentar no Mississippi Delta Blues Festival, e um dos shows seria junto com a UCS Orquestra. Naquele mesmo ano começamos a conversar sobre essa possibilidade de fazer algo junto com a Lucille, que anualmente se reencontra para matar a saudade dos palcos, reencontrar o público que viveu nossa trajetória conosco. Esse ano, quando voltei a sugerir esta parceria, logo pintou essa ideia de realizá-la no Concerto da Primavera - comenta.
Ao longo dos 13 anos de trajetória ininterrupta, Fher estima que mais de 30 músicos passaram pela formação da Lucille. No domingo, completam a banda Cris Tedesco (bateria) Nino Henz (baixo), Rodrigo Campagnollo (guitarra), Nicolle Mottin e Fran Duarte (vozes). Para o repertório, foram pinçadas pérolas da soul music, do funk/disco e do rock 'n' roll. Dando um breve spoiler, o público poderá conferir Suspicious Mind (Elvis Presley), Let's Groove Tonight (Earth, Wind & Fire), Easy Lover (Phil Collins) e Somebody To Love (Queen), entre outras.
- A gente sabe o quanto o nosso público gosta destes reencontros da Lucille, mas pela particularidade deste evento a céu aberto, agregando o público que já está acostumado a ir aos concertos da UCS Orquestra, acredito que vai ser também uma oportunidade para muitas pessoas conhecerem o nosso som - acrescenta Fher.
Enquanto o Coro da Unimed terá a regência de Ivan Montanha, a UCS Orquestra estará sob a batuta de Manfredo Schmiedt. O maestro destaca a alegria em voltar a oferecer a atração gratuita à comunidade, unindo mais uma vez a música erudita e popular, em parceria com artistas locais.
- Faz parte da proposta do Concerto da Primavera trazer um repertório com viés mais popular, como já fizemos tributos à tropicália, bossa nova, trilhas históricas de cinema, entre outros. Este ano surgiu a possibilidade de celebrar o aniversário de 30 anos desta que é uma das mais destacadas bandas de Caxias, e tenho certeza que as pessoas vão curtir, dançar e se emocionar. O concerto está muito bonito - destaca Manfredo.
Além de ser gratuito, o Concerto da Primavera terá água quente e erva-mate à disposição do público. A dica é levar a cadeira de praia e chegar cedo para garantir um bom lugar. O evento é promovido pela Unimed Nordeste, viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
PROGRAME-SE
O quê: 16º Concerto da Primavera, com a UCS Orquestra, Coro da Unimed e banda Lucille. Tema "Viva o poder dos clássicos, sinta o rock 'n' roll"
Quando: domingo, às 10h30min
Onde: estacionamento da UCS (em frente ao Cetel). Em caso de chuva, será transferido para o UCS Teatro
Quanto: evento gratuito