No segundo final de semana de Feira do Livro, em Caxias do Sul, a programação diversificada promete agradar a todos os gostos. Nesta sexta (6), sábado (7) e domingo (8), rolam os tradicionais bate-papos e sessões de autógrafos e, claro, muitas opções de livros para escolher nas 18 bancas dispostas na Praça Dante Alighieri.
Na sexta-feira (6), a partir das 17h, a escritora Mariana Bertolucci autografa a obra 27 anos de Jornalismo, Espacatos Pandêmicos & Outras Histórias, no Espaço 1. Também na sexta, às 17h, mas no Espaço 2, Carlinhos Santos autografa Mil Folhas, com textos publicados no jornal Pioneiro.
No sábado (7), às 18h, ocorre a sessão de autógrafos da obra Coletânea de Contos da Serra Gaúcha, obra organizada pelos escritores Igor Luchese e Dinarte Albuquerque Filho, no Espaço 1. Quem quiser aproveitar mais da programação, a partir das 13h, tem bate-papo na Galeria de Arte Gerd Bornheim com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022, Pedro Augusto Baía e Taiane Santi Martins. A mediação é do escritor Paulo Damin.
Às 16h, a jornalista Daniela Arbex apresenta a palestra A Construção da Memória Coletiva no Brasil a Partir dos Livros Holocausto Brasileiro, Todo Dia a Mesma Noite e Arrastados, com mediação da escritora Maya Falks, no Palco da Feira do Livro.
Logo depois, às 17h, ocorre o bate-papo Ticket to Read: uma Conversa sobre Beatles e Livros, com o professor e escritor Gilvan Moura e mediação do jornalista Marcos Fernando Kirst, também Palco da Feira.
No domingo (8), ocorrem dois lançamentos em sequência e que prometem movimentar o setor da sessão de autógrafos, com obras de dois ex-patronos da Feira do Livro de Caxias. Às 15h, o médico e escritor Marco de Menezes lança Os Ternos de Charlie Parker e Outros Poemas", no Espaço 2, na Praça Dante Alighieri.
Logo a seguir, por volta das 17h, o cronista do Jornal Pioneiro, Gilmar Marcílio autografa o recém-lançado O Amor é uma Aurora, uma coletânea com textos publicados ao longo de 25 anos. A sessão ocorre no Espaço 1, também na Praça Dante.
No mesmo horário da sessão de autógrafos do Marco de Menezes, às 15h, ocorre o bate-papo Ética, Literatura e Novas Subjetividades, com o premiado escritor gaúcho Paulo Scott. Ele é autor de livros de contos, poesia, graphic novel e cinco romances, entre eles Marrom e Amarelo (2019), finalista do International Booker Prize 2022. A mediação é do professor, doutor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras e Cultura da UCS. O bate-papo ocorre na Galeria Gerd.
Ainda no domingo, às 17h, ocorre o bom bate-papo Escrita de Ficção e Saúde Mental, com o escritor gaúcho, radicado em São Paulo, Antônio Xerxenesky. Ele é autor de Uma Tristeza Infinita, com o qual venceu o Prêmio São Paulo e doi finalista dos prêmios Candango e Jabuti. Xerxenesky deveria ter vindo na edição do ano passado da Feira do Livro, contudo, um problema de saúde impediu a sua vinda. A mediação será da escritora e ex-patrona, Maya Falks. O bate-papo ocorre na Galeria Gerd.