Uma orquestra formada por alunos da rede pública e privada de ensino fundamental e ensino médio de Caxias do Sul se apresenta na próxima segunda-feira (25), às 20h, no Centro Universitário Uniftec. A apresentação marca o encerramento do Projeto Sonora Sócio-Cultural, apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
A orquestra é formada por 30 crianças e adolescentes a partir dos nove anos, selecionados a partir de testes de habilidades. O objetivo é de promover inclusão social e sustentabilidade econômica por meio de iniciativas de arte e cultura.
Os estudantes participaram de ensaios e aulas de diversos instrumentos durante oito meses, com o solista André Luiz Henz, bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Duda Gomes, diretor artístico e musical; e o maestro Gilberto Salvagni.
Henz diz que a ideia é incentivar o surgimento de uma geração criativa e que aprecie os arranjos de caráter inovador.
— No Brasil, temos grandes representantes da música erudita, por isso é tão importante incentivar o gosto por essas obras, formando novas plateias e popularizando o gênero musical erudito em diferentes espaços. Como resultado, pretendemos desmistificar a música erudita, ou seja, romper a ideia de que ela só pode ser apreciada por uma classe social elevada — explica.
O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pelas empresas Randon e Intermach, com apoio do SIMECS e Unifitec.
Programe-se:
O quê: Concerto Erudito do Projeto Sonora Sócio-Cultural, com alunos da rede pública e privada de ensino fundamental e ensino médio de Caxias do Sul.
Quando: segunda-feira (25), às 20h.
Onde: Auditório da Uniftec (Rua Gustavo Ramos Sehbe, 107 - Bairro Cinquentenário, Caxias do Sul).
Ingressos: Entrada gratuita.