Entre as grandes vozes da música brasileira que foram silenciadas nos últimos dois anos, e aí podemos incluir Elza Soares, Rita Lee, Marília Mendonça e Astrud Gilberto, Gal Costa certamente está entre as que deixarão mais saudades, pela potência tão marcante quanto a doçura do seu timbre. Mas nesta quinta-feira, em Caxias do Sul, será possível recordar Gal em um tributo apresentado por outra voz que se consolida entre as principais da música brasileira, a da baiana Assucena.
Em “Baby, te amo”, show que será apresentado no teatro do Sesc, a partir das 20h, Assucena aborda de forma intimista o legado de Gal Costa, morta em novembro do ano passado após um infarto fulminante, enquanto lutava contra câncer na cabeça e no pescoço.
– Homenageio Gal por ter feito de mim uma mulher que medita a respeito da minha época, do meu corpo e da minha voz, e que deseja cantar um Brasil com propósito de memória, de formação de consciência e encontro com as suas raízes, mas também de sua contemporaneidade. Tenho o compromisso de zelar por esse monumento da cultura que é Gal Costa – anuncia a cantora de 34 anos, transexual, cuja carreira foi catapultada junto com o já extinto trio As Baías (antes chamado de As Bahias e a Cozinha Mineira).
Em “Baby, te amo”, Assucena concentra a maior parte do repertório em releituras para clássicos da primeira fase da carreira de Gal, como Coração Vagabundo (de 1967), Baby (de 1969) Mal Secreto, Vapor Barato e Pérola Negra (as três de 1971) e Tigresa (1977).
Seja para quem for ao Teatro do Sesc para recordar Gal ou para ver de perto um dos talentos emergentes da música brasileira – e uma razão não exclui a outra – a certeza é de que a noite tem tudo para ser – parafraseando os versos de Caetano e Gil para serem cantados pela imortal cantora baiana – divina, maravilhosa.
TEM MAIS
O show integra a programação do 23º Caxias em Cena, que tem o Sesc Caxias do Sul como entidade parceira da Secretaria Municipal de Cultura. Outras duas atrações podem ser conferidas hoje.
Às 17h, a atriz Nicole Aguzolli apresenta o solo “Alcântara”, na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto (Centro de Cultura Ordovás). Na peça, a atriz conta sobre os últimos dias do seu avô, que teve na dedicação à cultura gaúcha um traço de personalidade. A entrada é gratuita.
A partir das 22h, a Level Cult recebe o espetáculo multiartístico InTRANS!Gente, onde performances retratam a violência sofrida por pessoas trans femininas. Informações e ingressos pelo telefone (54) 3901.1316 ramal 205.
PROGRAME-SE
O quê: “Baby, Te Amo”, tributo a Gal Costa com Assucena
Quando: nesta quinta-feira, às 20h
Onde: Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2462, em Caxias do Sul)
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (associados e beneficiados pela lei da meia entrada)