Com a expectativa de ampliar a oferta de cursos e atividades abertas à comunidade, a Escola de Música da UCS inaugurou nesta segunda-feira sua nova sede, no bloco 24 do campus-sede (onde funcionou originalmente a creche e, por último, o serviço de assistência jurídica). O evento contou com apresentação da Orquestra Jovem LionsEducs, um dos grupos beneficiados com o novo espaço, assim como o Coral Juvenil do Moinho/UCS, Orquestra Acadêmica, CETEC e outros projetos vinculados a programas de extensão.
Após participar do ato de descerramento da faixa, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, demonstrou entusiasmo com o momento de valorização da cultura pela instituição e no envolvimento comunitário, em especial com as crianças.
- Não estamos aqui hoje para celebrar um prédio, mas sim a continuidade de um trabalho onde se dá o conhecimento musical e artístico. Se temos crianças aqui conosco (referindo-se à Orquestra Jovem), sei que estamos no caminho certo. Iremos sempre praticar o exercício de teimosia de dar um espaço nobre àquilo que é nobre - destacou o reitor, que também antecipou a intenção de retomada do coral adulto da universidade.
O coordenador da Escola de Música e do curso de Licenciatura em Música, Vitor Hugo Manske, ressaltou o aspecto coletivo da construção da escola desde sua fundação, em 2021, até o atual momento, em que cerca de 200 estudantes interagem com o projeto:
- A Escola surgiu em plena pandemia, com alguns cursos online como projetos-piloto, que foram basilares para avaliarmos se valia a pena essa atuação. Vimos que a comunidade não apenas aderiu às nossas propostas, como fez surgir demandas por cursos que a gente nem ofertava. Ali começou a busca por uma sede adequada, com salas para aula e ensaio, e lugar para guardar os instrumentos. É uma conquista muito importante, pois, ao mesmo tempo em que nossos estudantes de graduação ganham um espaço para sua qualificação, a comunidade ganha mais uma opção para aprender música, dança, composição, produção cultural, composição e criatividade.
Atualmente, a Escola de Música da UCS oferece práticas de orquestra para 50 crianças da Rede Pública de Ensino, enquanto a Orquestra Acadêmica conta com pessoas da comunidade que já tocam instrumentos musicais em diferentes níveis. Também integra o programa do projeto o Coro Juvenil do Moinho/UCS e programas de atividades complementares dos estudantes do CETEC Fundamental (agora estendendo também ao ensino médio).
A partir da ampliação de sua atuação voltada à comunidade em geral, a escola passa a oferecer atividades de musicalização para bebês e crianças, aulas de canto e diversos instrumentos musicais, além de turmas de dança, nas modalidades infantil, juvenil e adulto. Mais informações sobre cursos e sobre os custos de cada atividade podem ser obtidas pelo telefone (54) 3218-2984, pelo WhatsApp (54) 9975-5514 ou pelo perfil no Instagram.