Sob a chancela de Fernando Meirelles, diretor de Central do Brasil, estreia neste sábado (22) na Sala de Cinema Ulysses Geremia, o filme brasileiro Urubus, do paranaense Claudio Borrelli, que faz sua estreia em longa-metragem. Essa é mais uma produção do Projeto Cine Brasil, da Secretaria da Cultura de Caxias.
O roteiro aborda a pichação em São Paulo. Na Pauliceia, Trinchas (Gustavo Garcez) comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando ele conhece Valéria (Bella Camero), uma estudante de arte, seus universos colidem, resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo, em 2008.
O filme, inspirado em fatos reais, contribui no debate sobre a arte urbana, não apenas em suas implicações no mundo das artes, mas na visibilização do picho como ato de manifesto. A partir 2008, a pichação tem ocupado novos espaços, inclusive nas bienais de Berlim e Veneza, e aqueles jovens invisíveis da periferia entraram na história como protagonistas de um polêmico debate cultural.
Agende-se
- O quê: Projeto Cine Brasil exibe “Urubus”, de Claudio Borrelli. Produção executiva de Fernando Meirelles. Com Gustavo Garcez e Bella Camero.
- Quando: Sábado (22) e domingo (23), às 17h. O filme volta a ser exibido nos dias 29 e 30.
- Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás.
- Quanto: Ingressos a R$ 16 e R$ 8 (meia entrada para estudantes, idosos, PCD e funcionário público municipal).