Inspirado nas tradicionais cafeterias europeias, o projeto arquitetônico da Amendoeira Chocolaterie e Café valoriza um casario preservado no coração do Pátio Eberle, local que serviu de sede para a histórica metalúrgica, no centro de Caxias do Sul. A arquiteta e urbanista Adriane Karkow se inspirou no estilo clássico contemporâneo e buscou referências de época para compor o ambiente, executado pelo arquiteto Leonardo Menegasso.
Com 1,1 mil metros quadrados, o espaço foi setorizado em chocolateria, loja e café para até 70 pessoas sentadas, no térreo, e fábrica e administração no segundo pavimento.
— Tudo foi integrado. Utilizamos cortinas de linho tingidas em degradê do bege passando pelo verde claro ao verde escuro, especialmente confeccionadas para o espaço. Nos móveis, madeira natural, verde e bronze foram as cores bases, além daqueles com vitrais coloridos —destaca a arquiteta.
Os balcões, com formas curvas, remetem à organicidade das ramas de chocolates com arcos semicirculares. Para as paredes, foi eleita uma cor única, a terracota, referência à natureza, que evoca sensações de acolhida, segurança, naturalidade e energia. O layout também valoriza o pé-direito alto original e oportuniza mobiliários mais altos, seguindo o espaço disponível. Na reforma, foram encontrados e restaurados os vidros que compunham os relógios internos das antigas fábricas Eberle, que se tornaram parte da decoração no salão principal, dois deles servem de tampo para a mesa de reuniões da área superior.