A casa mais vigiada do Brasil irá apagar suas luzes nesta terça-feira, quando chegar ao final o Big Brother Brasil 23. A edição que tem em sua disputa final as sisters Aline, Amanda e Bruna foi a a segunda na história do reality show a ter um caxiense entre os participantes, o professor e empresário Cristian Vanelli (o primeiro foi Flávio Steffli Jr., no "BBB 9"). Em clima de despedida da atração, a gente recorda cinco momentos que marcaram a trajetória de Cristian na casa, da qual se despediu no dia 21 de fevereiro.
1. "Topete invejável"
Na noite inaugural do BBB 23, quando o Brasil finalmente conheceu os 22 participantes do programa, Cristian entrou na casa formando dupla com a cantora de pagode Marvilla. Em seu VT de apresentação como jogador, ao descrever suas características, Cristian chamou a atenção pela autoestima elevada: " “Eu sou um cara alto, loiro, de olhos verdes. Eu tenho um topete invejável. Sou um cara que chama atenção, sou um cara bonito, um cara gato”. O caxiense também disse ser um homem de várias mulheres: "Tem em Manaus, em Goiânia, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em Fortaleza, na Bahia… Gente do céu!"
2. Anjo da semana
De todas as provas que disputou no reality, Cristian bateu na trave em uma Prova do Líder e venceu uma Prova do Anjo (dia 4/2). Com o poder de imuniza rum participante na Formação de Paredão da semana, o "pipoca" escolheu a jogadora de vôlei Key Alves. Outra atribuição do Anjo, que é escolher os brothers que irão para o Castigo do Monstro, Cristian escolheu MC Guimê e Amanda, justificando que ambos teriam muitas estalecas e a escolha teria sido apenas estratégica.
3. Emoção com o presente do Anjo
Para o Almoço do Anjo, Cristian convidou três colegas do quarto Fundo do Mar: Cezar, Marvilla e Sarah Aline. O cardápio foi inspirado na culinária da Serra Gaúcha, com direito a sagu de sobremesa. O caxiense ainda recebeu como presente poder assistir a vídeos gravado por familiares, com mensagens de carinho e apoio. Fez sucesso a fala da avó, a "vó Gege", de 89 anos, que encantou a todos os participantes com sua fofura e seu carinho pelo neto famoso. Cristian se emocionou e foi às lágrimas.
4. Alvo da casa por "espionagem"
Um momento decisivo para a indicação ao Paredão que culminaria na sua eliminação do programa foi quando Cristian Vanelli traçou como estratégia ser uma espécie de espião para o quarto Fundo do Mar, buscando aproximação com integrantes do quarto Deserto para obter informações privilegiadas. Ao ter o plano exposto pela sister Sarah Aline, uma treta generalizada se instalou na casa, obrigando o brother a reunir os colegas de ambos os quartos para pedir desculpas. Para o jogo, não colou.
5. A eliminação
O quinto Paredão do BBB 23 foi o primeiro e último de Cristian Vanelli, eliminado com 48% dos votos no dia 21 de fevereiro. Ele disputava contra Fred Desimpedidos e Ricardo Alface. Antes de abrir a porta para sair da casa, em sua última fala aos demais participantes alegou que qualquer mal entendido que pudesse ter causado foi situação de jogo, nunca algo pessoal. E, ao ser entrevistado por Tadeu Schmidt, disse que saia em paz, por ter feito um jogo limpo.
Cristian teria semanas depois a chance de voltar ao game na repescagem que reuniu nove participantes eliminados, mas recebeu apenas 6% dos votos do público, ficando em quinto lugar na disputa que teve Fred Nicácio e Larissa como vencedores.