O caramujo-inventor Seu Lento, a elefanta azul Prana, que conseguiu libertar-se do circo para flutuar mundo afora, e outros personagens em material reaproveitado criados pelos artistas Gio e Doug, estão de volta para embarcar numa pequena jornada pela Serra. O projeto Voos da Alma, que nasceu como exposição antes de virar livro, irá chegar a quatro comunidades do interior, numa exposição itinerante repleta de cores, diversão e imaginação.
A trupe inspirada na arte mambembe irá iniciar seu itinerário em Farroupilha, na Escola Municipal Vicente Bertoni, que fica no 4º Distrito; terá a segunda parada na Praça Matriz de Criúva; seguirá para São Marcos, na Escola Estadual Maranhão; e irá encerrar o “tour” em Vale Real, na Escola Municipal Felipe Jacob Klein. As quatro paradas não foram escolhidas por acaso, segundo explica Giovana Mazzochi, a Gio.
– As artes plásticas ficaram por muito tempo num lugar elitista, que a afastou ainda mais o público, principalmente aquelas pessoas que já vivem distante dos maiores centros urbanos. Por isso, nossa ideia é oportunizar esses momentos em que as pessoas tenham contato com as obras na sua localidade. A gente acredita que isso também motive as pessoas a utilizarem esses mesmos materiais que a gente usa para produzir arte também, porque são materiais simples e que dão um resultado muito lindo.
Misturando exposição com contação de histórias, o projeto consiste numa tenda que passa seis horas em cada comunidade. Junto com os artistas chega a Kombi Biblioteca do Instituto Cultural Taru, com mediação de Gabriel Zeni de Oliveira e cerca de 200 exemplares de literatura infanto-juvenil para a criançada desfrutar. Há ainda a distribuição de um livreto voltado para os professores, com sugestões de atividades didáticas que dialogam com o universo lúdico de Voos da Alma.
– Esses materiais dão sugestões de trabalhos para professores fazerem com os alunos e fala de outros artistas que também trabalham com arte engajada social ou ecologicamente. Todas as escolas vão receber, para dar continuidade àquilo que eles viram na exposição e proporcionando um momento maior de fruição artística e educativa – complementa Douglas Trancoso, o Doug.
As intervenções artísticas itinerantes Voos da Alma tiveram sua primeira edição em 2018, antes de ser lançado o livro homônimo, custeado pelo próprio casal e que já ganhou três edições. A caravana já havia chegado a quatro mil pessoas em 2019, quando foi lançado um curta-metragem documental sobre o projeto, disponível no YouTube (canal Coletivo Vegalianos). Sua retomada tem a ver com a crença dos artistas no poder da arte como aliada da educação e da formação de público para a cultura.
– A ideia da itinerância vem muito dessa discussão de formação de público. Caxias oferta muitos projetos artísticos que às vezes não tem o público que merece porque fica distante para muitas pessoas. É uma exposição lúdica, colorida que fica próxima das pessoas e que as faz pertencentes e pode motivá-las a num outro momento ir visitar um ambiente artístico, já tendo sido aproximada da arte – destaca Gio.
Promovido pelo Instituto Cultural Taru e realizado por Gio e Doug Artes, o projeto é viabilizado pelo programa Pró-Cultura RS, FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (14), das 10h às 15h30min:
Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, 4º Distrito, em Farroupilha
21/3:
Praça Matriz de Criúva
28/3:
Escola Estadual Maranhão, em São Marcos
03/4:
Escola Municipal Felipe Jacob Klein, em Vale Real