Uma mente criativa é capaz de transformar em arte até aquilo que poderia ser um mero acidente doméstico. Que o diga o ilustrador Paulo Stracioni, cuja técnica da pintura com café diluído em água sobre papel pode ser conferida até o fim do mês no espaço cultural Olivas de Gramado, espaço aberto para visitação no parque homônimo.
Stracioni, que é natural de Guaíba e há 10 anos atua profissionalmente com caricaturas e ilustrações para livros infantis, trabalhava normalmente quando virou a caneca da sua bebida preferida em cima de uma folha de papel que estava sobre sua mesa de trabalho, em Guaíba.
- Como o café caiu sobre uma folha que eu ia precisar, porque tinha um rascunho de uma ideia importante nela, coloquei para secar. Quando vi, tinha formado uma aquarela bem bonita. Acabei fazendo alguns testes com diferentes tipos de café, solúvel, coado, feito na cafeteira italiana, e assim fui aprimorando. Isso já faz uns sete anos, e hoje a arte com café é o carro-chefe do meu trabalho - conta.
A técnica inusitada não apenas passou a render encomendas e parcerias, como a que desenvolveu com a marca Três Corações, para quem começou a fazer ilustrações, como também chamou a atenção da mídia. Stracioni apareceu em matéria da jornalista Rodaika para a RBS TV, foi convidado pela Globo para participar do Encontro com Fátima Bernardes, em 2016, e em junho do ano passado foi desafiado a participar de um quadro do Caldeirão com Mion, na mesma emissora.
- Fui convidado para participar do Caldeirão, quadro em que o artista precisava criar uma obra em dois minutos. Só tive tempo de fazer metade de um leão, mas os jurados elogiaram muito e a repercussão foi muito bacana - recorda o artista, que depois presenteou Mion e os dois jurados, a atriz Juliana Paes e o ator Robson Nunes, com retratos de suas famílias - feitos em café, claro.
O público que for a Gramado poderá conferir um apanhado de obras produzidas por Stracioni nos últimos anos, com temas diversos. Entre elas estão retratos de personalidades como o ator Leonardo Di Caprio e o cantor John Lennon, além de animais, paisagens, personagens e cenas cotidianas fictícias e de autorretratos divertidos com a temática da paixão do artista por café.
Para conhecer mais sobre a arte de Paulo Stracioni, o artista está no Instagram @stracionioficial e também tem seu site www.stracioni.com.br.
PROGRAME-SE
O quê: exposição Arte Com Café, de Paulo Stracioni
Quando: até 31 de janeiro. Visitação das 10h30min às 18h de segunda a sexta, e das 10h às 18h aos finais de semana.
Onde: Espaço Cultural Olivas de Gramado ( Rua Vereador José Alexandre Benetti, Linha Nova, nº 1808)
Quanto: visitação gratuita