Os espaços dedicados às artes visuais em Caxias do Sul estarão especialmente movimentados nesta sexta-feira, com a inauguração de três exposições. Duas delas podem ser conferidas no Centro de Cultura Ordovás, outra no Museu Municipal, todas até meados de dezembro.
Na Galeria de Arte do Ordovás, o arquiteto ítalo brasileiro radicado em São Paulo Vinicius Libardoni traz sua coletânea Futuros Vencidos, selecionada pelo edital da Convocatória de Arte. Trata-se de um olhar do artista sobre os prédios da cidade polonesa de Wroclaw, que refletem o interesse de Libardoni pelo tema da ruína e da suspensão do tempo. Compõem a mostra gravuras de uma nova velha arquitetura, retratando verdadeiras relíquias do Bloco Leste, onde séculos distintos coexistem e se sobrepõem na mesma paisagem urbana. Em contato com essas ruínas, Vinícius encontrou a si mesmo como artista e também na profissão, num momento em que buscava sentido e propósito a 10 mil quilômetros de casa, cursando mestrado e doutorado em Artes Visuais.
Também no Ordovás, mas na Sala de Exposições, podem ser conferidos os trabalhos premiados no XV Salão Campus 8 e 8º Prêmio Koralle, que reconhece os talentos dos cursos de Artes da UCS. São obras com temáticas e suportes variados, bi e tridimensionais, em diferentes meios e linguagens, como desenho, aquarela, acrílico, colagem, objeto, videoarte e videoperformance. O primeiro lugar foi para o acadêmico de Artes Visuais João Rates, com a obra Geladeira de Artista, uma crítica à má remuneração e pouca valorização da profissão.
No Museu Municipal, até 10 de dezembro será possível conferir a exposição Adeus, Elichat, uma despedida da personagem criada pelo artista visual Lucas Leite, carioca radicado no município, juntamente com sua companheira, a caxiense Júlia Pellizzari. O casal se prepara para se despedir da Serra, levando consigo o filho Aruan, nascido em 2017. Como último ato por aqui preparou uma exposição inédita da menina-gata de roupa listrada que os caxienses se acostumaram a ver desenhada pelos chãos ou paredes da cidade.
- A ideia é podermos celebrar essa partida com alegria, agradecendo ao povo de Caxias pelo acolhimento conosco e com a nossa arte - destaca Lucas.
PROGRAME-SE
O quê: "Futuros Vencidos", de Vinicius Libardoni
Quando: 11 de novembro a 11 de dezembro. Visitação: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.
Onde: Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás
Quanto: visitação gratuita
O quê: exposição Itinerante do XV Salão Campus 8 e 8º Prêmio Koralle
Quando: 11 de novembro a 11 de dezembro. Visitação: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.
Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás
Quanto: visitação gratuita
O quê: "Adeus, Elichat", do Coletivo Elichat
Quando: abertura sexta-feira, às 19h. Visitação até 10 de dezembro. De terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Museu Municipal (Rua Visconde de Pelotas, 586, Centro)
Quanto: visitação gratuita