Vai ser em clima de inauguração de casa nova o início do primeiro Mississippi Delta Blues Festival fora do Largo da Estação Férrea, espaço que abrigou o evento de 2008 até 2019, em Caxias do Sul. Desta quinta-feira até domingo a área externa do Parque da Festa da Uva irá receber a maior festa blueseira da América Latina, com mais de 30 atrações espalhadas por oito palcos, além de todos os complementos que fazem do festival uma experiência que vai muito além da música, como exposições de arte, estandes de cervejarias artesanais e diversas opções gastronômicas.
A 13ª edição ganha o tema Clarksdale Edition, em referência à cidade que é um dos berços do blues, na região do Delta do Mississippi. É lá que está a mítica encruzilhada das rodovias 61 e 49, que fazem a ligação do Sul para o Norte dos Estados Unidos – caminho seguido por muitos músicos que espalharam o blues pelo país (e pelo mundo) afora. A encruzilhada também habita o imaginário blueseiro devido às associações com o pacto com o diabo que inspira várias das letras mais famosas.
No palco principal, que ganha o nome de New Roxy, em alusão a um antigo teatro de Clarksdale, a primeira noite será marcada por estreias internacionais. É da capital do delta do Mississippi que vem a cantora e baixista Heather Crosse, jovem revelação, mas que se apresenta com a segurança de uma veterana dos palcos, transitando por diversas vertentes do blues elétrico. Também vem pela primeira vez a Caxias o baixista Freddie Dixon, filho do lendário compositor Willie Dixon (autor de muitas das principais músicas eternizadas nas vozes de Howlin’ Wolf, Muddy Waters e Etta James, entre outros).
Entre as atrações nacionais, hoje é dia para conferir os cariocas da Back2Blues, banda que se ancora na guitarra afiada de Marcus Kenyatta; o “homem-banda” curitibano Lucian Satan, com seus timbres e efeitos envenenados; e o guitarrista itinerante Ícaro Chaves, que atualmente está baseado na Praia do Rosa, tocando seus blues nos bares e em festivais por toda a região Sul. E das bandas caxienses escaladas para este ano, hoje é dia para conferir e Carta Blanca, da vocalista Gisa Londero, a irreverente 5 Pila e Os Moeda, e a Jack Band com um tributo a Elvis Presley – que, embora seja o rei do rock ‘n’ roll, é o filho mais famoso do Mississippi e tinha o blues correndo pelas veias.
Para além dos palcos, vale conferir a intervenção artística que vai rolar em frente à capela, em dois horários ainda não divulgados. Sem dar spoiler, a gente adianta que a performance conta com a cantora Fran Duarte e um coral formado por alunas cantoras, a Cia. Municipal de Dança, o saxofonista Pedro Strasser e os músicos da banda The Cotton Pickers, do idealizador do festival, Toyo Bagoso.
PARA ACAMPAR (LITERALMENTE)
Na onda dos 40 anos do festival Cio da Terra, realizado no mesmo local, uma novidade é a possibilidade de acampar no festival, com toda a infraestrutura de um camping: wi-fi, tomadas para carregar eletrônicos, torneira com água quente, pias e churrasqueiras cobertas, banheiros e chuveiros 24h. A diária custa R$ 65 e informações podem ser obtidas por campingmdbf@gmail.com. Para ingressos, passaportes e opções de meia entrada e descontos: www.mdbf.com.br.
PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA
Palco New Roxy (Palco Principal)
20h30 – 21h30: Heather Crosse (Clarksdale/MS)
22h25 – 23h15: Freddie Dixon (Chicago/IL)
00h – 1h: Back2Blues (RJ)
Palco Green Spot
18h30 – 19h20: Ícaro Chaves (RS/SC)
20h20 – 21h: Ícaro Chaves (RS/SC)
21h50 – 22h30: Lucian Satan (PR)
23h20 – 00h: Lucian Satan (PR)
Palco Shack Up Inn
19h10 – 20h: Carta Blanca (CXS)
20h30 – 21h20: Carta Blanca (CXS)
21h50 – 22h40: DK Harrel (Ruston/Louisiana) & Ale Ravanello Blues Combo (POA)
23h10 – 00h: DK Harrel (Ruston/Louisiana) & Ale Ravanello Blues Combo (POA)
00h30 – 1h20: 5 Pila e os Moeda (CXS)
1h50 – 2h40: 5 Pila e os Moeda (CXS)
Palco Ground Zero
19h30 – 20h20: Jesse Cotton Stone (Clarksdale/MS)
21h – 21h50: Jesse Cotton Stone (Clarksdale/MS)
22h30 – 23h20: Jack Band – Elvis Tribute (CXS)
00h – 1h: Jack Band – Elvis Tribute (CXS)
Palco Bad Apple
20h20 – 21h: Quarteto de Jazz da OMSCXS
21h50 – 22h30: Quarteto de Jazz da OMSCXS
23h20 – 00h: Jaxx Nassar (Clarksdale/MS)
1h – 2h: Jaxx Nassar (Clarksdale/MS)
AGENDE-SE
O quê: 13º Mississippi Delta Blues Festival
Quando: de hoje até domingo, a partir das 18h30min
Onde: Parque da Festa da Uva (acesso pelo portão principal)
Quanto: a partir de R$ 200, pela plataforma Sympla, loja Akústica Musical ou Caréme Café & Patisserie