Após uma sexta-feira em que a chuva atrapalhou o movimento naquele que era o primeiro dia da 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul, o sábado e o domingo deram motivos para livreiros, enfim, comemorarem: um bom público compareceu ao evento no primeiro final de semana, ajudando as vendas e agradando também o público presente, que aproveitou os generosos descontos de 20% nas obras literárias.
— Está excelente. Hoje posso dizer que a eleição nos ajudou muito, porque as pessoas se programaram para sair para votar e depois visitar a Feira. Acho que encontramos um formato muito bom, privilegiando as livrarias locais ,que têm um nível muito bom, e estamos otimistas de que o evento esteja retomando os seus melhores dias — comenta o livreiro Eralmo Ramos da Silva, da livraria Clip, de Caxias.
Entre os frequentadores do domingo, a maioria era de famílias com crianças, como o casal Indiara Morais e Marcelo Deconto, que atenderam aos pedidos do pequeno Vicente, 4, de ir até a Feira para comprar livros da Patrulha Canina. Chegando no evento, o menino ainda se encantou por livros com cartelas de adesivos, que os pais também tiveram de comprar.
— Ele viu na TV e perguntou o que era uma feira do livro. Quando explicamos, ele insistiu para que a gente o trouxesse. Ficamos felizes por ele gostar de livros, e mais felizes ainda de poder comprar com preços mais em conta aqui na Feira — diz a mãe.
Entre as pessoas que saíram para votar e seguiram para a praça a fim de curtir o evento literário estão os moradores do bairro Fátima Paula Andressa de Oliveira, 38, e Nicolas Pereira Oliveira, 15, mãe e filho. Paula aproveitou para levar para casa os livros O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, e A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown, enquanto o jovem optou pela ficção Verity, de Collen Hoover.
— Esse livro me chamou a atenção quando eue stava pesquisando pela internet antes de vir à Feira, daí anotei o nome e encontrei aqui. Li as primeiras páginas e achei interessante. Ainda não tenho o hábito da leitura tão forte, mas a cada livro passo a me interessar mais — conta Nicolas.
Além do comércio de livros, a programação artística foi outro ponto alto do fim de semana, com destaques como o concerto da Orquestra Municipal de Sopros, no sábado, e a apresentação de maracatu com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos CAE Ampliando Horizontes, no domingo, foram alguns dos pontos altos do fim de semana na Praça.
A 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul segue até o próximo dia 16, com horário de atendimento das 11h às 19h, de segunda a sábado, e do meio-dia às 19h, aos domingos. São mais de 300 atividades culturais gratuitas, entre bate-papos, oficinas, palestras e saraus literários, além de apresentações artísticas. A programação completa do evento, dia a dia, pode ser conferida nesta reportagem, ou pelo site oficial.