Um vídeo produzido em Caxias do Sul viralizou nas redes sociais nos últimos dias. As imagens de uma paciente da Clínica Harmonia mostram o resultado inicial após o procedimento chamado peeling de fenol. A publicação, que virou notícia nacional em diversos portais, mostra o rosto da mulher passando pelas etapas de recuperação. O vídeo chamou a atenção do público online pela condição da pele após a aplicação do ácido e também pela transformação facial depois dos primeiros 21 dias de tratamento.
O médico Carmelo Occhipinti Filho, que comanda a Clínica Harmonia, explica que o peeling de fenol não é um procedimento recente no mercado da beleza e da estética. Trata-se de um ácido que pode ser aplicado em diferentes níveis, que vão de leve a profundo — caso da paciente que aparece nas imagens que viralizaram.
Confira o vídeo abaixo:
Na Clínica Harmonia, o peeling de fenol é feito em um centro cirúrgico ambulatorial por uma dermatologista. O paciente passa por uma sedação leve, assistida por um anestesista. O procedimento é indolor e dura em torno de duas horas. Após, o paciente fica em observação por este mesmo período e, então, é liberado juntamente com um acompanhante.
A crosta escurecida que aparece sendo retirada no vídeo e que gerou diversos questionamentos por parte dos internautas faz parte do processo chamado tamponamento, segundo o médico. Essa etapa de "descamação" ocorre nos primeiros oito dias, geralmente.
— Aquela camada que aparece sendo retirada no vídeo é uma máscara. Junto dela, sai a pele antiga, que já está morta. A pele que está embaixo é uma pele recuperada, viçosa. Em 12 dias, você já tem um resultado fantástico (...) Mas o impacto de verdade vai acontecer em três meses — explica Carmelo.
O processo pós-aplicação é essencial para um bom resultado final. O primeiro mês, segundo o médico, tem acompanhamento diário com o paciente, não só por eventuais dúvidas, como também para possibilitar um apoio psicológico diante da mudança no rosto. Também há outras recomendações imprescindíveis, como evitar a exposição ao sol por três meses e utilizar o protetor solar. Outra sugestão é para que o peeling de fenol seja realizado, preferencialmente, nos meses de inverno — contudo, não há impedimento para outras épocas do ano, desde que sejam respeitados os cuidados necessários.
— O fenol tem que ter um pós de muito cuidado e muita proximidade com o paciente, isso faz toda a diferença — ressalta a dermatologista Mariana Losso.
Todo mundo pode fazer?
— Não, nem todo mundo pode fazer — responde Carmelo.
A recomendação para o peeling de fenol exige avaliação dermatológica — geralmente, a busca atende fins estéticos para rejuvenescimento facial. Esta etapa também vai determinar o nível da aplicação, se é leve, médio ou profundo. Além disso, existem contraindicações, como em casos de fumantes e gestantes.
— Cada um (dos níveis) tem a sua indicação, seja mancha, seja ruga, seja cicatriz acneica — detalha a dermatologista Mariana.
Por questões de ética médica, o valor do peeling de fenol não é informado. A recomendação dos médicos é para que os pacientes fiquem atentos a eventuais valores abaixo do preço de mercado e profissionais não capacitados.
— Estamos falando de um procedimento estético. E procedimentos estéticos só servem para nos trazer bem-estar e nos deixar ainda mais bonitos do que éramos. No mínimo, tem de haver uma busca ampla, para que não tenha arrependimento depois — recomenda Mariana.
"Acho que nem com 30 anos me senti tão bonita", diz paciente
A paciente que aparece nas imagens é a moradora de Caxias do Sul Regina Lucia Sganzerla de Boni, 67 anos. Ela conta que sempre foi vaidosa e buscou procedimentos estéticos para se sentir mais feliz com a aparência. Contudo, segundo ela, nenhum deles deu tanto resultado como o peeling de fenol.
— Eu quis fazer o procedimento para me sentir uma mulher mais feliz, já não me reconhecia no espelho. Já indiquei para muitas amigas. Inclusive, faria tudo de novo pelo resultado. Acho que nem com 30 anos me senti tão bonita— revelou em entrevista por intermédio da Clínica Harmonia.
Ela ainda detalha que o processo posterior a aplicação não teve dor ou desconforto. Apenas foi recomendada a ingerir alimentação mais pastosa e a evitar mexer muito a boca ao conversar. Outras orientações foram para manter a pele bastante hidratada e evitar a exposição solar direta por três meses.
— Para dormir foi muito tranquilo, apenas evitei colocar o rosto em contato com o travesseiro. O banho é normal, mas sem molhar o rosto — detalhou a paciente.
"Pode ser catastrófico quando em mãos erradas", alerta médico
O médico de Caxias do Sul Felipe Augusto Meletti reitera que o uso do fenol para embelezamento da face não é recente. Ele utiliza a substância há cerca de quatro anos, mas, assim como Carmelo Occhipinti Filho, explica que o ácido é utilizado já há algumas décadas.
— O fenol é uma substância muito antiga e agora, pelos resultados e pela facilidade da mídia, acabou voltando muito à tona. Eu, particularmente, faço o fenol há uns quatro anos e tenho casos com resultados surpreendentes. Digo que o fenol é capaz de rejuvenescer a pessoa em 20 anos em quatro meses, que é quando temos o resultado final — comenta.
Para Meletti, quando bem realizado, o procedimento é superior a uma cirurgia plástica. Contudo, há novamente o alerta para que sempre se busque por um profissional capacitado e que tenha experiência com o uso do ácido.
— O fenol é algo que tem que ter uma capacitação muito grande, porque ele pode dar tanto resultados maravilhosos, como pode ser catastrófico quando em mãos erradas. É um ácido que atinge um plano muito profundo da pele e, por isso, dá este resultado. Digo que é muito superior a uma cirurgia plástica porque o fenol trata a pele. Tem uma melhora de rugas, de flacidez, de todo o contexto. Esse é o diferencial do peeling de fenol quando muito bem conduzido — pontua.