Leitura e escrita são processos complementares na busca pelo autoconhecimento. Diante de um momento de luto, ler ajuda a compreender escrever ajuda a elaborar os pensamentos e sentimentos que fluem desordenadamente. Foi com as palavras como companheiras que, 10 anos atrás, a atual vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, começou a produzir os textos que deram origem a Do Luto à Luta: Como Conviver Com a Pior das Dores?, livro que será lançado nesta quinta-feira, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.
Uma década se passou desde que o filho caçula de Paula, Germano, foi assassinado aos 13 anos na casa de um amigo, no interior de Caxias do Sul. O crime bárbaro não apenas deixou a marca do luto eterno, mas transformou a vida de Paula também no propósito que ela passou a buscar: de tentar prevenir crimes como o que tirou a vida do seu filho. Primeiro atuando em uma ONG, Brasil Sem Grades, e posteriormente na vida política, onde concorreu a deputada federal em 2014, elegeu-se vereadora, em 2016, e vice-prefeita de Adiló Didomenico, em 2020. O livro, no entanto, pouco fala sobre política.
– É um livro sobre todo o aprendizado a partir de uma escolha sobre como iria enfrentar aquela situação extrema e como passei a percorrer esse caminho de luta. Conheço pessoas que passaram por situações semelhantes e entraram em depressão profunda, ou até que acabaram desenvolvendo doenças que levaram à morte, como o câncer, casais que não resistiram e se separaram. Respeito muito cada história. No meu caso, a leitura e a escrita foram companheiras tão importantes que agora eu espero que o livro possa ajudar a trazer reflexões e ser um fator de ajuda – destaca.
As reflexões de Do Luto à Luta surgiram em diferentes momentos ao longo dos dez anos em que Paula teve de aprender a ressignificar a perda. Há períodos em que escrevia diariamente, e também fases em que os textos nasciam de forma mais espaçada, de acordo com a necessidade que sentia de registrar seus pensamentos para que não desaparecessem como a memória de um sonho. Mais do que uma narrativa de sentimentos e impressões tidas ao longo dos últimos 10 anos, o leitor irá encontrar uma jornada de transformação:
– A perda do meu filho me fez pensar nas escolhas que faria para a minha vida e, principalmente, de que modo iria encarar os problemas. Porque mesmo no dia a dia a gente está sempre fazendo escolhas e tendo de adotar uma postura diante da vida. Hoje sou mais seletiva quando penso que tipo de briga vale a pena comprar, e aprendi a valorizar muito mais as pessoas que passei a conhecer. Apesar de toda a dor, consegui ver aspectos de grandeza dentro de mim.
O livro estará à venda no lançamento a R$ 60, podendo também ser adquirido pelo site da livraria Do Arco da Velha.
PROGRAME-SE
O quê: lançamento de “Do Luto à Luta: Como Conviver com a Pior das Dores?” (264 páginas, ed. São Miguel), de Paula Ioris
Quando: nesta quinta-feira, às 19h
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Casa da Cultura)
Quanto: o livro estará à venda por R$ 60.