Ao longo dos últimos anos o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul (CFCX) tem se destacado em suas participações na Bienal de Arte Fotográfica Brasileira, sendo condecorado tanto coletiva quanto individualmente, por seus participantes. Vários dos cliques reconhecidos por jurados internacionais nos últimos anos poderão ser conferidos a partir desta quarta-feira na exposição "Foto Clube Bienal", que inaugura na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, em Caxias.
A coletânea de 55 fotografias compreende os anos de 2022 e 2020, em que a Bienal recebeu fotos em preto e branco (os anos ímpares são dedicados às fotografias coloridas). O público poderá conferir imagens captadas por 35 associados do Clube, profissionais ou amadores, sendo algumas delas premiadas e outras dignas de menção honrosa pela maior premiação voltada para foto clubes no país.
- A cada ano a Bienal recebe entre duas e três mil fotos de todo o Brasil, das quais 90 ou 100 apenas são selecionadas por um júri internacional. Para o fotógrafo, apenas o fato de ter a sua foto aceita já é o máximo, mesmo que não figure nas premiações. E temos sido muito felizes nas últimas edições, alcançando um reconhecimento muito importante e que dá ainda mais visibilidade para o nosso clube - explica a fotógrafa Annemarie Brugger, vice-presidente do CFCX.
A própria Annemarie tem uma foto premiada na exposição: Releitura dos Amantes, que recria a pintura Os Amantes, de René Magritte, foi a grande vencedora da Bienal em 2020, ano em que a premiação ocorreu virtualmente, por conta da pandemia. A mostra traz ainda fotos de Tadeu Villani, Silvana Moreira, Elias Ribeiro, Ingrid Brugger, Milagros Goñi e Flávia Ferme, entre outros nomes que ajudam a construir a história do CFCX, que em 2020 completou 40 anos.
- A pandemia nos atingiu muito fortemente, impedindo a realização tanto dos nossos encontros mensais quanto das saídas de campo. Vários associados saíram, mas ao mesmo tempo a gente comemora a resiliência do grupo e o fato de termos associados que venceram a própria Covid, como o Elias Ribeiro, que superou um quadro bastante grave e voltou a fotografar conquistando uma Menção Honrosa na Bienal deste ano (realizada em Porto Alegre, em junho) - complementa Annemarie Brugger.
A exposição pode ser conferida até o dia 27 de agosto. Algumas das fotografias que compõem a mostra podem ser conferidas na versão digital desta reportagem.
PROGRAME-SE
}O quê: exposição Foto Clube Bienal, do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul
Quando: de 3 a 27 de agosto. Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 10h às 16h.
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333), em Caxias do Sul.
Quanto: visitação gratuita