Bom Dia! Olha só que bacana: estamos iniciando um novo dia, uma nova semana e um novo mês... São muitos recomeços, num só dia... Além disso, o segundo semestre letivo também inicia hoje... Trilhemos com alegria o mês de agosto, que ele seja de muito bom gosto... Abençoado dia, semana e mês... Vamos que vamos!
"Nem sempre é necessário tornar-se forte. Temos que respirar nossas fraquezas." (Clarice Lispector).
A história pessoal que construímos está relacionada com a cultura, o meio, os valores e as amizades, além do ambiente natural, que é a família. Às vezes fico observando como os traços e as posturas familiares vão se perpetuando nos filhos. É comum emitir uma opinião, quanto à semelhança em relação aos pais. Alguém sempre vai nos achar parecido com alguém. Nós mesmos fazemos isso: procuramos semelhanças. Mas o mais importante é que vida carrega consigo uma força extraordinária, capaz de superar muitos obstáculos. Quando visito a ala pediátrica dos hospitais, acabo convencido de que as crianças surpreendem e participam do milagre da recuperação da saúde.
De fato, somos fortes e enraizados, através do desejo de viver. O que me faz refletir, no entanto, é a imposição social de ter que ser sempre forte e esconder, o máximo possível, as fraquezas. Muitas vezes me pego pensando que, socialmente, temos que ser realmente perfeitos. Uma pessoa pode fazer muitas coisas boas, mas quando tropeça, a sociedade passa a recordar somente o erro.
O compromisso do ser humano é unicamente ser humano, nada de ser super-herói, de provar que é a perfeição em forma de pessoa. As falhas podem e devem ser superadas, pois viver é um processo infinito, que contempla constantes melhorias. Porém, nos intervalos diários é importante respirar as fraquezas e aceitar os próprios limites. A superação é um belo ideal, que se concretiza através da humildade em acolher as mazelas inerentes à existência. Assim como sentimos necessidade de tirar os sapatos e calçar o chinelo, da mesma forma temos necessidade de sermos somente ser humano e não uma perfeição em forma de gente. Faz bem à existência respirar as fraquezas, sem permanecer nelas.
Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!