O final de semana do Dia das Mães traz duas oportunidades de compras e lazer. Feiras comunitárias ocorrem em diferentes pontos de Caxias do Sul. No sábado (7), a União das Associações de Bairros (UAB) realiza a primeira edição da Feira dos Bairros, no Desvio Rizzo. Já no domingo (8), a 6ª edição da Grande Feira do Parque ocorre novamente no Parque do bairro Jardim América. Cada uma da sua maneira, elas irão oferecer uma variedade de produtos, como roupas, cosméticos, artesanato, produtos coloniais, doces, salgados e outros alimentos.
Já estabelecida em Caxias, sempre no segundo domingo de cada mês e com convites para ser realizada em outras cidades, a Grande Feira Comunitária do Parque traz cerca de 220 feirantes para a 6ª edição. Inspirada no Brique da Redenção, de Porto Alegre e de organização própria, a exposição acolhe empreendedores de todos os bairros e até de outras cidades, como Flores da Cunha e São Leopoldo. Como conta o organizador Rogério Garcia, 55 anos, além de dar a oportunidade de venda, principalmente para quem foi atingido pela pandemia, a feira também busca “humanizar” o parque do bairro Jardim América, que é acolhido pela comunidade.
— O parque precisava ser mais humanizado, assim como muitas áreas de Caxias, que hoje eu vejo que estão subutilizadas, com exceção do Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos), que está sempre lotado. Mas os demais são sempre aquela coisa, de poucas pessoas, sem grandes atrativos — explica o organizador, que morou em Porto Alegre e via como os parques públicos estavam sempre cheios na Capital.
Garcia destaca que o diferencial da feira é que todos os expositores participam da organização e são ouvidos em decisões importantes. Pelo grupo da Grande Feira no WhatsApp, votações costumam ser feitas. Os feirantes se transformam em uma verdadeira comunidade, até mesmo comprando entre si e trocando dicas, o que fortalece o evento. Após as primeiras edições, por exemplo, todos compraram tendas para poder realizar a feira até mesmo em dias com chuva.
— A Grande Feira do Parque não é nada mais do que um grande projeto social. É como sempre falamos, o lucro nunca foi o mais importante e nem deve ser. O mais importante é as pessoas estarem ali com suas famílias. Numa feira normal, tradicional, o feirante vai sozinho, passa aquele dia só pensando em dinheiro. Aqui não, a Grande Feira é a família. Nós oportunizamos um momento para que a família venha toda junta — destaca o organizador.
Esse é o caso de Cibelle Hollerbach, 37, proprietária da BlackcatBag, uma loja de presentes criativos, como camisetas, canecas e ecobags, inspirados em gatos pretos. Flautista, ela não conseguiu exercer a profissão por causa da pandemia. Após começar com as vendas online, Cibelle conheceu a Grande Feira do Parque e logo se inscreveu para participar. A empreendedora sempre “carrega” o marido e a filha, muito pelo “parque agradável”. Hoje, também são eles quem ajudam nas redes sociais da exposição e criam os cartazes de divulgação.
— É uma excelente oportunidade de mostrar o seu trabalho. O pessoal pode sair do seu bairro, que vende mais para os conhecidos e vizinhos, e mostrar para toda a cidade. Eu vi como uma oportunidade do pessoal voltar a comercializar os seus produtos, de quem ficou muito tempo parado durante a pandemia. E também temos um senso de comunidade, em que as pessoas são acolhidas — relata Cibelle.
De acordo com Garcia, a Grande Feira Comunitária do Parque tem um grupo de 350 feirantes, que se revezam para cada edição por conta da limitação de espaço. Para o futuro, o organizador tem o planejamento de conseguir aumentar a capacidade para atender ainda mais expositores.
A Grande Feira do Parque também tem ações sociais. Na 6ª edição, o público pode levar fraldas infantis, que serão destinadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ou ração para cães e gatos, que serão doadas para ONGs de proteção animal. Há também a coleta de tampinhas de plástico e óleo de cozinha usados para o projeto Engenharia Solidária.
UAB lança Feira dos Bairros
Outra iniciativa para apoiar empreendedores, principalmente aqueles que surgiram com a pandemia, é da UAB de Caxias. A entidade lança a Feira dos Bairros, com a primeira edição realizada no Parque da Lagoa. Uma característica da exposição é que apenas moradores do Desvio Rizzo e bairros próximos podem participar como feirantes, enquanto a entrada é aberta para toda a comunidade. O planejamento é que cada uma das nove regiões do município tenha a própria feira, com expositores sendo moradores delas.
— Serão nove feiras, que vão ser sempre no segundo domingo de cada mês. Ela surgiu também com a necessidade do pós-pandemia, em que todas pessoas ficaram fazendo artesanato ou alguma outra coisa, em que presidentes de bairros e Clubes de Mães solicitaram espaços nos bairros para poderem vender o que faziam — conta Sara Ferreira, diretora do departamento feminino da UAB.
Para a primeira edição da região do Desvio Rizzo, 42 feirantes devem participar. As feiras das outras regiões começam a ser organizadas a partir de junho. A UAB quer lançar uma por mês (a próxima deve ser em Santa Lúcia), sempre mantendo a do mês anterior, para que no final de 2022, nove feiras ocorram ao mesmo tempo em Caxias do Sul.
— Queremos ocupar os lugares porque muitos espaços lindos são ocupados por coisas como drogadição. Então, a gente quer que nesse dia os parques, que são espaços públicos, sejam devolvidos para as famílias — defende Sara.
A Feira dos Bairros também tem uma ação social para a primeira edição. O público pode levar uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho.
Como se inscrever
:: Grande Feira Comunitária do Parque: os interessados podem entrar em contato com o organizador Rogério Garcia, pelo telefone (54) 99162-7100, ou pela página no Instagram, @GrandeFeiradoParque. A inscrição é gratuita.
:: Feira dos Bairros: a UAB informa que está montando as comissões de cada região com as Associações de Bairros (Amobs) e Clubes de Mães. Após esta etapa, a comissão deve fazer a divulgação para que os moradores interessados se inscrevam.
Quando e onde
- A Primeira Feira da Região do Desvio Rizzo será realizada no sábado (7), no Parque da Lagoa (Rua Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Bairro Desvio Rizzo), das 9h às 19h.
- A Grande Feira Comunitária do Parque será no domingo (8) de Dia das Mães, no parque do bairro Jardim América (Rua Irmão Miguel Dário), das 9h às 19h.