A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) anunciou os concorrentes do 56º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul. No total, 55 obras estão concorrendo nas duas categorias da premiação. Destas, 14 estão inscritas no prêmio Vivita Cartier, de obra literária. Já os outros 41 trabalhos, que são contos, crônicas e poesias, concorrem em textos inéditos. Apesar do anúncio, o número de participantes ainda pode aumentar. O regulamento prevê inscrições pelos correios, desde que a postagem aconteça dentro do prazo, o que pode ser comprovado pelo carimbo na hora do envio.
Na categoria de textos inéditos, 10 autores se inscreveram com contos, 11 com crônicas e 20 com poesias. O vencedor recebe um troféu, enquanto o segundo e o terceiro lugar ganham medalhas. Já a obra vencedora do Prêmio Vivita Cartier é contemplada com certificado, troféu e 240 VRMs, o que representa R$9.607,20 em valores brutos.
Uma comissão formada por três especialistas da área da Literatura devem se reunir no início do mês de junho para escolher os premiados. A novidade para 2022 é que a cerimônia do 56º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul volta a ser presencial. As duas edições anteriores foram realizadas em formato virtual por conta da pandemia. A premiação acontece em 14 de junho, na Semana de Caxias.
Confira a lista dos concorrentes ao prêmio Vivita Cartier:
- Delfino Baldasso - A investigação
- Lisana Bertussi - Batom vermelho: escritos em tempos de pandemia
- Zenair Borin - Contos insanos
- Paulo Damin - Adriano Chupim
- Luiz Damo - As faces da trova: trovas literárias.
- Matusalem Roberto Ferreira. Morena: uma história de amor e guerra.
- Pedro Guerra - Antônia
- Claudia Hackbart - Um abrigo na tempestade
- Cléo Medeiros - A transparência do sentir: relatos de uma Jornada Interior
- Suzana Pagot - Lugares que esperam
- Tatiana Barduco Rodrigues - Flor e ser poesia
- Tatiana Barduco Rodrigues - Mãe Maria: entre rosas e versos
- Vanderlei Francisco da Silva - De toda a escuridão.
- Sady Carlos de Souza Jr. - Fiuuinn!: O último aviso à Terra