Preservar a cultura da região sempre foi o principal objetivo da Associação dos Moradores de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul. Não é à toa que os representantes da entidade pensaram em construir o Museu do Centro de Memória e História (CMH) do distrito. O espaço foi idealizado para conservar a trajetória do local e apresentá-la para aqueles que não a conhecem.
Entretanto, apesar de pronto desde 2021, a inauguração do museu precisou ser adiada por conta da pandemia, que impossibilitou eventos como esse de serem realizados. Mas, felizmente, a espera está chegando ao fim. No dia 2 de abril, o Museu do Centro de Memória e História de Santa Lúcia do Piaí será finalmente inaugurado.
É importante destacar que o espaço, localizado na Rua Rosa Franciozi Giordani, 400, foi cedido pela paróquia da comunidade e construído por meio de valores arrecadados em ações como jantares e eventos, além de doações locais. Segundo o relato do diretor do museu, Jorge Luís Andreazza, o Centro de Memória foi pensado para preservar a história do local e para apresentá-la aos novos moradores das redondezas.
— Nosso objetivo é contar a história de como o nosso distrito foi criado, tanto economicamente, politicamente e culturalmente, então é um resgate de toda essa trajetória — disse.
Além disso, o museu é reconhecido pelo governo federal como um divulgador de cultura, fato que torna o ponto ainda mais atrativo para a comunidade. Com entrada gratuita, o CMH tem funcionamento em horário comercial. É preciso agendar pelo telefone (54) 3266-1321.
Nesse sentido, o diretor destacou o compromisso da entidade para com o público.
— Nós temos um compromisso de ser um lugar onde as pessoas se enxergam e conseguem se sentir conectadas, uma sensação de pertencimento. É um espaço onde as pessoas se sentem representadas. Por exemplo, todas as estradas de Santa Lúcia são nomeadas em homenagem as pessoas que nasceram lá, e isso traz um aspecto de nostalgia. A nossa expectativa é dar continuidade a esse projeto — finalizou.
O ato solene de inauguração do museu será aberto ao público e ocorrerá às 19h do dia 2 de abril no Centro de Memória e História de Santa Lúcia do Piaí. Após a solenidade, haverá uma confraternização no salão paroquial da comunidade. Os 400 ingressos disponibilizados já foram vendidos.