Embora tenha a figura humana como uma característica em sua trajetória de mais de 50 anos dedicados à arte, a caxiense Beatriz Balen Suzin, a Bea Balen, dá à árvore o protagonismo da série de pinturas Pacto da Terra, que entra em exposição nesta quinta-feira (3), na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, em Caxias do Sul.
– A árvore tem um momento de iniciação da vida, especialmente, muito semelhante ao do ser humano. É uma semente que irá se expandir, evoluir, dar seus frutos e morrer – pontua a artista.
A mostra traz mais de uma dezena de telas em tamanhos grandes (1,6m x 1,6m), em que a artista usa a técnica de óleo sobre lona para pintar paisagens imaginadas a partir de fotografias feitas por ela mesma em viagens pelo interior do Estado, sempre com um olhar atento à natureza e aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente. Trata-se de uma forma de utilizar a paisagem como ponto de partida para uma reflexão sobre ser e estar no mundo.
– Acho fundamental que o artista crie a partir de fotografias que ele mesmo tirou, por não envolver o olhar de outras pessoas. A gente escolhe o lugar que nos fala mais. (A série) é um reflexo do que está acontecendo no mundo sobre o desmatamento e as consequências para o clima mundial. A arte sempre serve como um testemunho da sua época, por isso fado um protesto para as pessoas refletirem mais sobre o valor da natureza – destaca Bea.
Pacto da Terra chega a Caxias após ter estreado no Museu de Arte Contemporânea, em Porto Alegre, em 2019. A mostra conta com apresentação do crítico e professor do Instituto de Artes da UFRGS, Paulo Gomes.
– Beatriz expõe telas que evocam a potência identitária do solo que nos contêm, plasmadas em imagens sinestésicas de imensa erudição plástica, e um testemunho contemporâneo da pertinência e da necessidade da arte da paisagem – escreve o crítico em trecho do texto de apresentação.
Programe-se
O quê: exposição “Pacto da Terra”, de Beatriz Balen Suzin
Quando: de hoje até 1º de abril. Visitação de segunda à sexta das 8h às 18h e sábados, das 10h às 16h.
Onde: Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, em Caxias do Sul (Rua Dr. Montaury, 1.333)
Quanto: visitação gratuita