É verdade que o público mais ansioso já começava a se impacientar com os 45 minutos de atraso. Qualquer esboço de cara feia, porém, logo deu lugar ao sorriso e aos gritos quando Jorge e Mateus subiram ao palco ao som da recente Troca, que seria só o primeiro de uma sucessão de hits cantados a plenos pulmões pelos fãs que lotaram o Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, na noite de sábado.
Acompanhada de uma banda competente, a dupla goiana emendou o pout-pourri Tem Nada a Ver/Te Cuida Coração, seguida de Se Eu Pedir Cê Volta?, colocando para dançar não só quem estava na pista, na arquibancada e nos camarotes, mas também as soberanas da 33ª Festa da Uva, Pricila Zanol, Bruna Mallmann e Bianca Fabro Ott, que assistiam ao show na lateral do palco.
Voz principal e também o mais comunicativo da dupla, Jorge era quem comandava a interação, enquanto Mateus presenteava a galera arremessando uma quantidade interminável de toalhinhas enroladas. Para ficar ainda mais perto do público, o formato em "T" do palco foi explorado pela primeira vez por Jorge em Sosseguei (Como Sempre Feito Nunca), ode à despedida de solteiro lançada em 2016.
A dupla de Itumbiara-Go, que alcançou o posto de 4º artista nacional mais ouvido no Spotify no ano passado, seguiu o show com várias das músicas que garantiram essa colocação, como Fogueira, De Tanto Te Querer, Cheirosa, Lance Individual, Voa, Beija-Flor e Onde Haja Sol. Um passeio por quase duas décadas de carreira e 11 álbuns lançados, entre material de estúdio e ao vivo.
O show já tinha completado a primeira hora quando Mateus pegou sua guitarra Stratocaster para mostrar sua habilidade no instrumento em músicas como Vou Voando, Os Anjos Cantam e a balada Aí Já Era.
Para não deixar a energia cair, a dupla ainda emendou uma sequência de sucessos populares, como “Evidências, de Chitãozinho & Xororó, Boate Azul, de Benedito Seviéro, e o hino “Querência Amada”, que fez o público responder em coro: “Ahh, eu sou gaúcho!”.
Já era madrugada quando um jovem casal subiu ao palco para um pedido de casamento, sob aplausos efusivos. A dupla seguiu com “Paradigmas’, encaminhando o show para a parte final, mas sem que ninguém arredasse o pé. Um dos shows que concentrava a maior expectativa de público da Festa da Uva 2022 (talvez algo próximo a 25 mil pessoas, segundo estimativa prévia da organização) entregou tudo o que prometia.
Além da parte musical, também a parte logística transcorreu bem para o público, que não sofreu com filas, e pôde receber rápido atendimento de enfermagem, quando necessário. Duas ambulâncias ficam permanentemente ao lado direito do palco (à esquerda de quem assiste o show). Também o serviço de bares e de vendedores ambulantes funcionou bem ao longo da noite.
A 33ª edição da Festa segue até o dia 6 de março. Pelo palco dos shows nacionais ainda irão passar Nando Reis (dia 25), Alok (dia 4/3), Israel & Rodolffo e DJ Guuga (5/3).