Talvez não pudesse ser mais simbólico para marcar um momento de retomada e de busca por maior visibilidade que o espetáculo que a Cia. Municipal de Dança irá estrear nesta quarta (17) DESVIO In Situ, tenha como palco duas das principais praças de Caxias do Sul. Não exatamente palco, mas sim locais escolhidos para performances que têm na proposta justamente a interação entre o corpo em movimento do artista e o cenário urbano, as pessoas que passam e as coisas que acontecem.
As apresentações na Praça da Bandeira e na Praça Dante Alighieri, respectivamente ao meio-dia e às 17h, até sexta-feira (19), foram concebidas numa parceria da Cia. Municipal com a coreógrafa Jussara Miranda. Jussara, que mora em Porto Alegre, teve em Caxias o início da sua premiada trajetória na arte, e agora devolve à cidade com seu talento e percepção aguçadas sobre a dança contemporânea.
– Fizemos o convite para a Jussara por acreditar muito na pesquisa dela, que trata das questões da arte dentro da sua marginalidade no confronto com a rua, de acontecer na rua e de se quebrar uma barreira onde a arte é apenas contemplativa. Representa ao mesmo tempo o protagonismo do que é nosso, pensando tanto na nossa arquitetura, na nossa cidade e na nossa história, quanto na própria Cia. Municipal, que completou 23 anos e pertence a Caxias do Sul – comenta Paula Giusto, dançarina e diretora da Unidade de Dança da Secretaria Municipal de Dança.
O espetáculo também irá marcar a estreia de alguns dos 11 dançarinos que compõem o corpo atual da Cia. Municipal, selecionados em maio deste ano. Paula destaca a diversidade tanto de corpos quanto de vivências que eles trazem como algo que expande as possibilidades do grupo, especialmente dentro da proposta de fazer dança contemporânea.
– O “Desvio” também pontua a companhia como um grupo contemporâneo, que abriga corpos diversos e diferentes conceitos dentro dessa arte, como a dança urbana, o flamenco e a própria linguagem do teatro, e que está disposto a experimentar as novas possibilidades de atuação, como a videodança, e espaços de apresentação fora do convencional. É algo que durante boa parte desse período de recesso imposto pela pandemia não foi explorado como poderia – comenta Paula, que assumiu o cargo de gestão em abril deste ano.
Saindo da “caixa cênica” do teatro, a performance vai além de apenas levar os artistas para dançar a céu aberto. Como um breve spoiler para dar uma ideia do que vem por aí, Paula antecipa que até o sinal vermelho do semáforo servirá para a dança, assim como a estrutura metálica onde está sendo montada a Feira do Livro:
– Vai ser um grande jogo, com gincana, brincadeiras. Nós não iremos impor o espetáculo ao lugar onde ele será apresentado, que tem vida por si só. Coreografamos músicas como (I’ve Had) The Time of my Life (trilha do filme Dirty Dancing), e também uma valsa bem conhecida, a fim de que se crie um vínculo entre o cotidiano de quem está passando pela rua e os dançarinos, que têm esse refinamento do movimento como parte da sua arte.
DESVIO In Situ teria estreia nesta terça (16), porém foi cancelada devido ao mau tempo, passando a ser de quarta a sexta-feira.
Programe-se
- O quê: estreia do espetáculo “DESVIO In Situ”, da Cia. Municipal de Dança.
- Quando: de quarta (18) até sexta (19), sempre às 12h na Praça da Bandeira e às 17h na Praça Dante Alighieri.
- *Em caso de chuva na data e horário marcado será cancelado e realizado em nova data a ser divulgada posteriormente.