Um ano e três meses após o anúncio da suspensão de suas atividades, a UCS Orquestra volta ao palco em clima de otimismo. Neste domingo (24), às 10h30min, sob a batuta de Manfredo Schmiedt, o grupo formado por 28 músicos irá apresentar o Concerto de Primavera, com a participação de quatro solistas convidados: Carol Gobatto, Tita Sachet, Beto Träsel e Rafa Gubert, todos cantores.
Para a primeira apresentação após o longo hiato, a aposta foi num repertório popular e descontraído, como eram os concertos que levavam milhares de pessoas ao estacionamento da UCS a cada início de primavera: ênfase para clássicos da MPB e pérolas do pop-rock nacional, indo e voltando no tempo, de Gonzaguinha ao trio Melim. A retomada ainda se dá sem distribuição ou venda de ingressos. Apenas convidados da área da Saúde estarão presentes no teatro, enquanto o público em geral poderá acompanhar a apresentação ao vivo pelas redes sociais da UCS e da Unimed Nordeste, patrocinadora do espetáculo.
– É muito simbólico que duas das áreas mais afetadas pela pandemia, a classe artística e os trabalhadores da saúde, possam estar juntas nesse concerto, ainda tomando todos os cuidados necessários. Podemos dizer que a dor finalmente está dando lugar à esperança de tempos melhores – destaca o coordenador da UCS Orquestra, Moacir Lazzari.
A parceria com empresas privadas é o principal modelo que a direção pretende recorrer para viabilizar a orquestra, seja por patrocínio direto ou editais. Como os músicos e o regente, Manfredo Schmiedt, não são mais funcionários da UCS, os contratos serão firmados por demanda. Além dos artistas, a volta da orquestra irá proporcionar renda também para cerca de 20 trabalhadores dos bastidores, como profissionais de captação e transmissão, iluminação e produção.
– Sempre foi a intenção da Universidade dar continuidade ao nosso trabalho tão logo fosse possível, dentro desse modelo que é adotado por muitas orquestras pelo Brasil e pelo mundo. Na pandemia, foi importante porque permitiu aos músicos receberem todas as verbas indenizatórias da demissão, e agora a grande maioria está voltando conosco. A importância da Orquestra sempre foi atestada pela comunidade, que participa e valoriza o trabalho dos músicos e demais profissionais, que têm por trás as suas famílias para sustentar – acrescenta Lazzari.
Com diversos projetos já em andamento para garantir uma agenda recheada, especialmente para 2022, outras quatro apresentações irão ocorrer ainda este ano. Em novembro, haverá a volta da série de concertos Joias Italianas do Século XIX, que havia iniciado antes da pandemia. As apresentações serão no UCS Teatro (4/11); na Catedral de Pedra, em Canela (7/11), e no auditório do Campus da UCS em Farroupilha (11/), todas com presença limitada de público e transmissões ao vivo pela internet. No dia 18 de dezembro, com expectativa de poder se apresentar ao ar livre para o público, será realizado um concerto natalino.
Repertório
- Ennio Morricone: Gabriel’s Oboé
- Renato Teixeira/Almir Sater: Tocando em Frente
- Ivan Lins/Vitor Martins: Começar de novo
- Pedro Valença (Vocal Livre): A começar em mim
- Raffa Torres: A vida é um Rio
- Anna Vilela: Trem bala
- Melim: Meu abrigo
- Rita Lee/Roberto de Carvalho: Saúde
- Ivete Sangalo: Quando a chuva passar
- Jota Quest: Daqui só se leva o Amor
- Cleberson Horsth / Ronaldo Bastos (Roupa Nova): A força do amor
- Frejat/Maurício Barros/Mauro Sta. Cecília: Amor pra recomeçar
- Jota Quest: Dias Melhores
- Dani Alves/Afonso Nigro, Milton Guedes e Maurício Monteiro: Avião
- Gonzaguinha: O que é, o que é
Programe-se
- O quê: “Concerto de Primavera”, com a UCS Orquestra (formato virtual).
- Quando: domingo (24), às 10h30min.
- Onde assistir: Facebook e YouTube da Unimed Nordeste-RS e da UCS.
- Quanto: acesso gratuito.