“Já dizia minha avó”. Quem nunca usou essa frase? Provavelmente até mesmo nossas avós, e assim sucessivamente numa transmissão de saberes através de gerações. É esse conhecimento acumulado da experiência humana que será celebrado no 17º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, que se inicia hoje e segue até domingo. Com o tema “Guardiões dos Saberes”, o evento será dedicado à arte e às tradições de diversos povos do mundo, sem deixar de lado as comunidades locais.
Ainda sem a presença do público, mas com transmissão ao vivo em diversas plataformas e interatividade, como a categoria júri popular, o evento trará 13 grupos locais, contando com as quatro formações do Bailado Gaúcho, grupo anfitrião, e 18 internacionais na mostra competitiva. Será a oportunidade para conhecer danças e ritmos de Madagascar, México, Panamá, China, Coreia do Sul, Filipinas, Japão, Malásia, Taiwan, Azerbaijão, Eslováquia, Geórgia, Hungria, Moldávia, Polônia, Rússia, Turquia e Polinésia Francesa.
O diretor artístico do festival, Marcelo Nedeff, destaca a escolha do tema desta edição como uma forma de homenagem às vítimas da Covid-19:
– A humanidade passa por um momento duro em que os nossos guardiões são os maiores alvos do mal que nos assombra. Verdadeiras bibliotecas vivas silenciam e, com elas, uma imensurável gama de riquezas se dissolve. Sem nos darmos conta, toda a bagagem imaterial que eles carregam se está perdendo, junto daqueles que a guardam. É por esse motivo que o festival recolhe aquelas vozes e memórias cheias de saberes e fazeres como forma de perpetuar esses conhecimentos seculares.
Além das apresentações, a cada dia a programação traz oficinas de gastronomia típica das etnias formadoras de Nova Prata, além da apresentação de trabalhos de artesãos. Tudo em vídeo, claro. Também serão transmitidos debates da Feira do Livro do município, que ocorre em paralelo ao festival e tem parceria com a UCS para a organização dos painéis, dentro da temática de etnias e ancestralidade.
O festival é organizado pelo grupo Bailado Gaúcho e financiado pelo programa PRÓ-CULTURA RS, do Governo do Estado.
Programe-se
O quê: 17º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, em formato online
Quando: de hoje até domingo. Atividades secundárias (palestras, oficinas, debates) durante o dia, apresentações artísticas a partir das 19h (semifinais sexta e sábado, final no domingo).
Onde assistir: canais do festival na internet ou pelo site oficial. Também há transmissão pelas redes e site da Conecta Mais TV. A votação do “Prêmio do Público” se dá pelo site, através de formulário.
Quanto: acesso gratuito