Além do medo e da clausura impostos pela pandemia à comunidade de forma geral, o artista plástico Antonio Giacomin também precisou lidar com outra questão durante este período: a escassez de materiais para produzir aquarelas. Papéis, tintas e pincéis especiais para este tipo de técnica acabaram sumindo do mercado e foi assim que o artista decidiu buscar uma alternativa para criar com o que já tinha. A saída foi conceder um novo olhar a obras prontas ou semiprontas que haviam sido abandonadas por alguma razão.
– Eu tinha uma série de aquarelas que estavam em standby, que eu não havia gostado de alguma coisa nelas. Eu pensei: vou virar, cortar, reestruturar elas. Por exemplo, de uma paisagem grande, cortei em oito pedaços. Foi um momento de repensar e aproveitar materiais. Virou uma coleção que ficou encantadora, com coisas que eu nem imaginava que podia fazer – comenta o artista.
Durante esse processo Giacomin se aproximou da impressionante marca de 800 obras, todas reunidas na exposição Pintando Fora da Caixa, aberta para visitação a partir desta quarta (20), em seu atelier próprio. A mostra integra o Bazar Artístico, oferecendo valores promocionais das obras. Outro destaque é que 5% dos recursos arrecadados com as vendas serão doados para o Centro Assistencial Vitória, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em Caxias do Sul.
Durante a composição dos trabalhos, foram muitas horas dedicadas a ressignificar o que já tinha forma, a enxergar novas possibilidades ao que já estava estabelecido. Foi uma chance para Giacomin aplicar no âmbito artístico alguns ensinamentos que a pandemia trouxe a todos nós.
– Esse momento também me ensinou a voltar a fazer o simples, o que dá mais sensibilidade às obras. Isso foi muito bacana porque me deu condições em repensar esses pequenos formatos, uma reconstrução da própria vida – compara o artista.
Giacomin conta que esteve criando durante todo o período pandêmico até aqui. Só precisou parar mesmo quando foi infectado pela covid-19, em fevereiro deste ano. Para o artista, o contato com a arte se tornou ainda mais primordial durante esse período tão doloroso enfrentado pelo mundo todo.
– Voltei a aprender coisas simples, que é o que realmente vale hoje: a nossa vida, a nossa saúde – constata.
Programe-se
- O quê: exposição “Pintando fora da Caixa”.
- Quando: disponível no Bazar Artístico a partir desta quarta (20) até o dia 15 de dezembro (ou até que finalizarem os estoques).
- Atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min.
- Onde: Atelier Antonio Giacomin (Rua João Adami, 286 - Bairro Pio X, em Caxias).
- Quanto: entrada franca.