Uma tendência que já era percebida no meio da comunicação tem sido confirmada por pesquisas recentes: os brasileiros estão aderindo cada vez mais aos podcasts, conteúdos em áudio voltados para informar, entreter ou educar. Foi ainda em 2016 que a psicóloga caxiense Marta Elisa Eberle percebeu que haveria essa explosão de popularidade, em seu estudos de tecnologia para a educação. Foi o embrião que fez surgir a série de contos culturais em podcasts Navegamundo, cujo primeiro conto, Bianca e o Enigma da Carta, terá seus dois primeiros episódios lançados nesta quarta-feira, com live no YouTube.
À modernidade da ferramenta, Marta uniu a tradição ancestral e atemporal da contação de histórias para levar às crianças, de forma lúdica, uma narrativa que visa educar para a empatia e para a tolerância com o diferente. É esse o propósito por trás da história da menina Bianca, que parte do Sul do Brasil rumo ao Norte da Itália, a fim de desvendar uma carta escrita pela sua bisavó. Para isso, ela irá contar com os ajudantes Patcha, Milu e Filé, que conduzem uma canoa encantada capaz de viajar no espaço e no tempo, o que levará os personagens à lugares como Serra Gaúcha do século 19, à região italiana do Vêneto, e os fará entender que os povos antigos têm muito a ensinar:
– O mais importante deste projeto é o sentido da nova educação: por que aprender sobre outras culturas, por que a diversidade é tão importante? A resposta está no estímulo da cultura da paz. A partir do momento em que as crianças compreendem que ninguém é melhor ou pior, elas aprendem a ter respeito e empatia. E quando isso ocorre, tu promove paz. Não há mais imposição de uma cultura, de um modo de ser, de uma religião. Passa a haver um entendimento – analisa a psicóloga, idealizadora e responsável pelo argumento da série.
Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto Navegamundo reúne um extenso time criativo: são 15 profissionais, entre roteiristas, narradores, tradutores (há versões em italiano, inglês e espanhol), equipe de áudio, marketing digital e comunicação, além de diversos colaboradores espontâneos. Todos inseridos numa proposta que busca ser inclusiva e democrática, como Marta Elisa considera que deve ser a própria educação:
– A estratégia é fazer chegar às crianças um conteúdo educativo e cultural, de forma gratuita e com acesso facilitado para pais e educadores. Além de educar para o respeito às diferenças, outro objetivo é oferecer um resgate de como era a vida dos nossos antepassados nesta região, para uma geração que não tem a mesma proximidade com essa história que a nossa e as anteriores.
Vale destacar que, dos sete contos que compõem o projeto, dois estão sendo lançados neste primeiro momento. O complemento da série ainda depende de futuros fomentos para garantir a realização. Para acompanhar o trabalho da psicóloga nas redes sociais, ela está no Facebook (página Marta Elisa Eberle - Alfabetização Cultural) e no Instagram (perfil @martaelisaeberle).
Programe-se
O quê: lançamento da série de podcasts culturais do projeto Navegamundo, de Marta Elisa Eberle. Dois primeiros episódios de “Bianca e o Enigma da Carta”. “Uma volta ao passado” (episódio 1) e “O sumiço das abelhas” (episódio 2).
Quando: nesta quarta, às 21h (live no YouTube)
Onde ouvir: site navegamundo.com e canais do Navegamundo no YouTube e Spotify
Quanto: acesso gratuito