“Saudade de um palquinho” já virou uma das expressões mais utilizadas pelos artistas desde que a pandemia os afastou do espaço onde se realizam, se encontram e se conectam com o público. Enquanto o reencontro com o habitat natural se dá apenas na imaginação, explorar as possibilidades virtuais é algo que as mentes inquietas do Coro Juvenil do Moinho/UCS (COJmo) têm feito com a mesma energia que colocam em suas apresentações para plateias de teatros lotados.
Em mais uma iniciativa para marcar presença no digital, vai ao ar nesta quinta-feira o 2º Encontro de Coros do COJMo, no YouTube. O evento, que pode ser conferido no canal “Coro Juvenil do Moinho-UCS”, traz como convidados dois corais da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, ambos dirigidos por Denise Santana e regidos por Frederico Trindade: o Coro de Câmara, que irá apresentar Viva la Vida (do Coldplay), e o Coro Juvenil, que irá cantar When I’m Gone (Anna Kendrick).
Como anfitrião, o coro caxiense abre a programação com Baião de Quatro Toques (José Miguel Wisnik e Luiz Tatit). A direção de vídeo é de João Paulo Vargas e o design gráfico é de Paula Lix.
– Há tempos a gente namorava essa parceria, que era para ter sido presencial, mas teve de ser adaptada. Ao mesmo tempo em que estamos esgotados de viver a vida digitalmente, sentindo falta de tantos nutrientes afetivos, temos que celebrar oportunidades de troca como essa. Vai ser um concerto online curto, com uma música de cada grupo, e estamos muito felizes por poder fazer a pré-estreia de um videoclipe, que depois postaremos em separado nas nossas redes – antecipa Cris Ferronato, regente do COJmo.
Além da programação aberta ao público, o evento também conta com atividades de intercâmbio entre os coros, que irão ensaiar e gravar um vídeo em homenagem ao educador e percussionista corporal paulistano Fernando Barba, fundador dos Barbatuques, falecido em fevereiro deste ano. A previsão é que o material seja lançado entre setembro e outubro nas redes sociais.
– Esse artista deixou um grande legado e não podíamos deixar de fazer esse tributo, pois Frederico (regente dos coros da Feevale) e eu temos uma formação muito parecida e um apreço muito grande pelo vocal percussivo, por isso juntamos os nossos grupos para fazer essa homenagem – comenta Cris.
O encontro virtual de coros é parte da adaptação para o ambiente virtual do projeto Movimentos Cojmicos 2020, que tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul
TEM MAIS
A quinta-feira também terá os caxienses do COJmo como participantes da VI Semana do Canto Coral Henrique de Curitiba, evento que reúne coros de diversos Estados brasileiros e do Exterior. O COJmo integra a programação com duas produções gravadas durante a pandemia: Blackbird, clássico dos Beatles com arranjo de Renato Filippini, e Yabukê (Nhambuquê), tradicional afro-brasileira com arranjo de Mara Campos.
O evento pode ser conferido nos canais Arte e Cultura ICAC e Fundação Cultural de Curitiba, ambos no YouTube. A participação do coro caxiense vai ao ar ao meio-dia.