Foi no dia 20 de abril de 2001 que o DJ e radialista caxiense Jaime Rocha finalmente voltou às suas origens como chapeiro nas lancherias da família e abriu a própria hamburgueria, no centro de Caxias do Sul. Mais do que nostalgia, é com bom humor que o empresário mais rock 'n' roll da cidade recorda a própria tragédia dos primeiros dias.
- Lembro que a abertura foi numa sexta à noite, com festa para 200 pessoas, show do Fher Costa, chopp liberado. No sábado, vendemos cinco lanches o dia todo. No domingo, dois lanches. Na segunda-feira eu já estava arrependido - conta, aos risos.
Duas décadas após aquele primeiro fim de semana, a Hamburgueria Jaime Rocha se tornou uma referência em lanches na cidade, mas quem a frequenta sabe que é muito mais do que isso. O proprietário, que na última terça-feira recebeu uma festa da família e dos funcionários, emprestou ao negócio sua personalidade e fez da lanchonete um templo da música, com espaço para diversas outras referências culturais e memórias pessoais. Se hoje em dia é comum frequentar lanchonetes, bares ou restaurantes cheios de estilo e repletos de informação visual nas paredes, não era assim 20 anos atrás. Em Caxias, Jaime foi um precursor da decoração conceitual.
- No mundo todo é assim há muito tempo. Os lugares são temáticos. Não é porque é hamburgueria que tem que ter foto de hambúrguer, ou porque é uma padaria que só pode ter foto de pão - diz.
Para celebrar os vinte anos da hamburgueria, o Almanaque convidou Jaime Rocha a pinçar 20 itens icônicos da memorabilia da lanchonete e justificar brevemente a escolha. Tem desde o primeiro pôster até presente-surpresa que atravessou o oceano e desembarcou na porta da lanchonete fazendo Jaime se questionar se tinha comprado uma geladeira e esquecido. Confira nas duas galerias a seguir: