Uma verdadeira seleção das artes visuais foi escalada pela produtora cultural Mona Carvalho para a exposição Fora da Ordem, que inaugura hoje no Instagram @curadoriamonacarvalho e pode ser visitada virtualmente na plataforma digital Artsteps. São 26 artistas caxienses ou que já expuseram em Caxias do Sul, que contribuem cada um com uma obra de seu catálogo, misturando diferentes técnicas e estéticas. Além de conferir os trabalhos, é possível adquirir as artes com preços bem acessíveis. O valor arrecadado irá beneficiar a Casa de Acolhimento LGBTQIA+, organizada pela ONG caxiense Construindo Igualdade.
Mona explica que a mostra não tem uma curadoria, ao menos na seleção de artistas e trabalhos. O título, que faz referência a uma música de Caetano Veloso, de 1991, remete à própria desordem consciente que acompanha a ideia da exposição virtual, que não se propõe a divulgar uma temática, técnica ou conceito, mas sim a auxiliar projetos que estimulam o respeito às diferenças e à liberdade de expressão.
– Não são obras inéditas, nem criadas específicas para o projeto. O intuito é buscar o que cada artista tinha a oferecer para a causa, mesmo nesse momento em que essa classe também foi tão prejudicada. Todos irão doar de 80% a 100% do valor da comercialização. Enquanto curadoria, o objetivo foi fazer uma exposição virtual mais instigante e interativa, que ofereça a melhor experiência possível dentro da realidade atual. É nosso desafio fazer com que as pessoas sigam percebendo, cada vez mais, a importância da arte nas nossas vidas – explica Mona Carvalho.
Ao pesquisar entre diferentes plataforma digitais, Mona encontrou na Artsteps uma das que mais privilegiam a interatividade, permitindo ao visitante passear como se estivesse visitando uma galeria de arte. As obras ficam expostas nas paredes virtuais, e, ao avançar pelo ambiente, é possível clicar em cada uma para visualizar melhor e ter a ficha técnica e demais informações a respeito. A abertura irá apresentar os artistas participantes e as obras selecionadas, e posteriormente, do dia 9 até 17 de abril, serão lançados, através de postagens no mesmo perfil, mais informações sobre cada arte, autor e contatos para compra.
- São duas etapas distintas: uma é artística e cultural, de estímulo e apreciação da arte, e a outra é a beneficente, do interessado poder conversar diretamente com o artista, adquirir a obra e contribuir para uma que precisa e merece todo o apoio - acrescenta a curadora.
SERVIÇO
O quê: exposição virtual do Projeto “FORA DA ORDEM” com obras de Ale Amorin, Aline Chaves, Angela Pimentel, Bárbara Montavon, Carine Panigaz, Celso Bordignon, Christian de Lima, Daniela Antunes, Gabriela Stragliotto, Gustavo Gomes, Ivan Vieira, Kira Luá, Luis Eduardo Peres, Mara Galvani, Marina Luísa Almeida, Marina Procházka, Mel Gonçalves, Mirian Gazola, Muriel Paraboni, Natalia Bianchi, Rafael Dambros, Renato Hofer, Rodrigo Troitiño, STANG, Tere Finger e Verlu Macke.
Quando: abertura hoje às 19h, com lançamento através do Instagram da @curadoriamonacarvalho
Onde: passeio virtual através da plataforma Artsteps: https://bit.ly/3sYX5tU
O quê: projeto “Fora da Ordem” - Compra de obras
Quando: de amanhã até 17 de abril – lançamento das propostas e valores
Onde: Instagram da @curadoriamonacarvalho e artistas participantes