O ano começou a todo vapor na Fluência Casa Hip Hop, que atua na zona norte de Caxias. A primeira novidade foi a certificação do espaço enquanto Ponto de Cultura, atestada na última semana pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Trata-se de um reconhecimento da atuação da casa pela "proteção e promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil". Devidamente inserida no mapa dos pontos de cultura brasileiros, a Fluência inaugura também seu primeiro projeto captado por meio de edital. Aprovada via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) ainda em 2019, a iniciativa Talentos da Fluência vai oferecer oficinas gratuitas de danças urbanas, DJ, MC e grafite, com turmas para crianças, adolescentes e adultos.
— A dança tem um público já fidelizado aqui porque sempre teve muitos artistas desse meio inseridos nos projetos sociais. Então, esse trabalho também busca fazer a formação do público em outros segmentos da cultura hip hop, nos quais a oferta é bem mais baixa. Será a primeira vez que vamos conseguir disponibilizar as oficinas nos quatro elementos do hip hop de uma forma continuada — festeja Kamila Marina Bazzo, produtora cultural do espaço.
Inaugurada em 2019, a Fluência Casa Hip Hop é presidida por Geovani de Gregori, reconhecido nome das danças urbanas na cidade. Com as oficinas, o espaço pretende não somente facilitar o acesso à cultura, mas contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
— Temos um objetivo muito forte em relação à promoção de ética e cidadania. A questão do trabalho com a consciência social e crítica, auxiliar na formação de sujeitos que são escritores de suas próprias histórias, conscientes de si, de sua realidade, de seu território. E a gente entende que nossa ferramenta para isso é o hip hop — defende Kamila.
Viabilizado com apoio da Randon e da Racon Consórcios, o projeto Talentos da Fluência disponibiliza vagas prioritárias para moradores da zona norte de Caxias. Entretanto, pessoas de outros bairros podem participar se houver disponibilidade de vagas (veja abaixo).
— Nossa luta é para que esses projetos se fortaleçam. Demanda, a gente sabe que existe — aponta Kamila.
SAIBA MAIS
- O quê: projeto Talentos da Fluência
- Oficinas: aulas mensais de DJ e MC para adolescentes e adultos; aulas mensais de grafite para crianças e adolescentes; e aulas semanais de danças urbanas para crianças, adolescentes e adultos.
- Inscrições: para crianças e adolescentes, a inscrição será presencial (Rua Francisco Barbosa Velho, 132, bairro Santa Fé), neste sábado (13) e domingo (14). Já os participantes adultos poderão preencher formulário online, solicitado via WhatsApp pelo (54) 9 9105-7241.