
Geralmente fruto de processos de criação muito íntimos e solitários, a poesia ganha possibilidades infinitas quando acessada pelos leitores. E a interpretação de um texto literário também pode se transformar em arte, capacidade que será explorada na Mostra Gertrudes, com início marcado para nesta segunda (26), no formato online. A iniciativa integra a Semana do Livro do Sesc Caxias e propõe a apresentação – em audiovisual – de poemas adaptados para a linguagem cênica.
Os textos são assinados pela autora Jaque Pivotto, retirados do livro Quando Nasci Gertrudes, lançado em 2016. Os poemas acompanham personagens densas, abordando tanto passagens singelas e doces quanto asperezas e violências do cotidiano. É nessa pluralidade que também nasce o trabalho de criação do grupo de atores da escola Tem Gente Teatrando. A Mostra Gertrudes conta com a participação de mais de 20 artistas, que tiveram liberdade para explorar diferentes linguagens para dar vazão ao texto de Jaque.
– Eu fiquei muito impressionada com a força criativa que eles empreenderam neste trabalho, com propostas muito diversas, em diferentes linguagens, tamanhos, espaços – elogia Zica Stockmans, que realizou a direção à distância dos vídeos.

Para Jaque Pivotto, acessar esse novo olhar à sua obra também foi enriquecedor.
– Fiquei bastante emocionada de assistir aos vídeos e olhar meus poemas com essa nova linguagem, a digital. Muitos declamam o meu poema integralmente, outros fazem uma transposição do poema com suas próprias falas, mostrando que o teatro e a poesia podem ser celebrados conjuntamente. A gente sabe que poesia tem uma voz aberta por excelência, essa mistura só fez com que meus poemas ficassem ainda mais poéticos – elogia a autora.
A Mostra Gertrudes nasce da parceria do Instituo Taru, do qual Jaque é idealizadora, com a Tem Gente Teatrando e o Sesc. Além de oferecer um produto cultural ao público, a iniciativa também levanta a bandeira da valorização dos artistas ao garantir remuneração aos participantes.
– Foi tudo bonito, saber que os atores entraram com sua arte neste momento de pandemia, e também que a gente está ajudando eles enquanto eles nos ajudam – diz Jaque.
A etapa que começa nesta segunda deve ir até meados de novembro, com um novo vídeo sendo postado diariamente, sempre na faixa das 16h, no canal exclusivo da Mostra Gertrudes no YouTube e no IGTV dos realizadores. Mas a equipe programa outros momentos para o projeto, como a chegada dele aos palcos, enquanto espetáculo. Pensando nisso, Zica reflete acerca da sobreposição de camadas artísticas, uma forte característica da Mostra Gertrudes:
– Quando o espetáculo for aos palcos, talvez esses vídeos (lançados agora) se integrem à cena, e daí os atores poderão interagir com os próprios vídeos que produziram. É a camada da Jaque, sobreposta pelos vídeos, depois sobreposta pela edição, e que depois poderá ser jogada na cena e sobreposta pela presença.

Programe-se
:: O quê: Mostra Gertrudes.
:: Quando: começa nesta segunda (26) e vai até novembro, sempre às 16h.
:: Onde: canal Mostra Gertrudes no YouTube.
:: Quanto: acesso gratuito.