
O encontro marcado entre leitores e literatura, que costuma ocupar praças e espaços públicos das cidades, ganhará outro cenário neste ano. A maioria dos municípios que optaram por realizar suas feiras neste momento de pandemia, tem escolhido as ferramentas digitais como alternativa ao distanciamento social. É o caso de Bento Gonçalves que abre sua 35ª Feira do Livro nesta quarta (7), com atividades exclusivamente online.
– Além de neste ano ser a 35ª edição da nossa feira, ela também é alusiva aos 80 anos da Biblioteca Pública Castro Alves, então, não poderíamos deixar de realizá-la. Também não tínhamos como prever como estariam os protocolos de segurança e por isso achamos mais seguro optar pela programação online – pondera o secretário da Cultura de Bento, Evandro Soares.
A saída encontrada foi formatar uma programação com a possibilidade de ser transmitida via online. Neste aspecto, um dos parceiros da feira será o Sesc, que abrigará shows e algumas ações literárias em seu teatro. O público não estará na plateia, mas sim do outro lado de computadores e celulares acompanhando tudo ao vivo. Alguns escritores e convidados de atividades também poderão comandar as lives diretamente de suas casas, algo já muito usual hoje em dia.
Entre os autores confirmados na feira estão Luiz Ruffato, André Neves, Celso Sisto, Rosane Castro, Eliandro Rocha, Hêlo Bacichette, Ana Terra e Luís Dill. Um dos nomes mais populares da programação é o da escritora Letícia Wierzchowski, reconhecida principalmente pela obra A Casa das Sete Mulheres (2002), que ganhou adaptação na tevê aberta. Ela também aceitou o convite de ser patrona da feira e, por isso, ficará alguns dias em Bento participando de atividades. Nos dias 13 e 16, por exemplo, ela será atração do projeto Encontro com o Escritor, com foco principalmente nos estudantes das escolas municipais, convidados a conferir o bate-papo de forma online.
– A participação da garotada é um dos nossos focos para o desenvolvimento desde a base – diz o secretário.
Mas e a comercialização dos livros, um dos principais focos de qualquer feira? No caso de Bento Gonçalves, a feira costumava contar com aproximadamente 15 bancas. Nesta edição, serão apenas seis livreiros participando. Três deles estarão comercializando títulos por meio de uma plataforma especial online, e outros três apenas oferecerão descontos especiais em suas lojas físicas. Mesmo com a baixa adesão, Soares acredita que a adaptação também por parte dos livreiros deverá ser contínua, já que as perspectivas não descartam as ferramentas online.
– A sensação que temos é de que, daqui para frente, os eventos serão sempre híbridos, com as plataformas digitais sendo cada vez mais aceitas e exploradas. É um processo de construção – diz.
A 35ª Feira do Livro de Bento ocorre de hoje até 18 de outubro. Para acompanhar todas as atividades previstas, acompanhe as redes youtube.com/feiradolivrobentogoncalvesrs e www.facebook.com/feiradolivrobg, www.facebook.com/culturabentogoncalves. Já a plataforma para venda de livros está disponível pelo vemdelivery.com.br/lojas/.
Em outras cidades
Nova Petrópolis, Garibaldi e Flores da Cunha são outras cidades da região que decidiram realizar suas feiras de forma online. Em Flores, a programação ocorre de 12 a 15 de outubro. Atividades como palestras com escritores e contação de histórias serão transmitidas pelo www.facebook.com/PrefeituradeFloresDaCunha e no canal do YouTube da Secretaria de Educação da cidade. No período da feira, a livraria Almanaque Cultural oferecerá descontos especiais.
Nova Petrópolis formatou sua feira online de 13 a 18 de outubro. A página facebook.com/novapetropolisrs concentrará as atividades como participação de autores, contações de histórias e apresentações musicais. Haverá ainda a publicação de um livro digital contendo projetos de leitura desenvolvidos em escolas municipais.
Em Garibaldi, a Feira do Livro está marcada para ocorrer de 23 a 31 de outubro. Com apoio do Sesc, as atividades serão transmitidas pelo www.facebook.com/sescfarroupilha. Uma novidade por lá será o espetáculo de encerramento, que ganhará formato drive-in. Será no dia 31, com apresentação da Orquestra Municipal de Garibaldi na Associação dos Motoristas (Rua Antônio Bortolini, 400 - Bairro São José). Quem não conseguir comparecer, poderá conferir pelo www.facebook.com/orquestradegaribaldi. Durante o período da feira, as livrarias da cidade estarão praticando descontos especiais.
Em Caxias, a Feira do Livro, geralmente realizada entre setembro e outubro, foi transferida. A 36ª edição deve ocorrer de 27 de novembro a 13 de dezembro, na Praça Dante Alighieri. A perspectiva é de que as bancas funcionem das 10h às 20h, mesmo que sejam necessárias ainda medidas sanitárias e de distanciamento.
Leia também
Paiol, em Caxias, investe em equipamentos de descontaminação do ar e calçados
Primeira edição da MDBFair deve ser realizada em Caxias em dezembro
DJ Mono lança projetos digitais durante a quarentena
Quer se aventurar na cozinha? Saiba como preparar uma deliciosa torta de chocolate com caramelo salgado




