A programação do Dia Mundial da Cultura e da Paz, celebrado no dia 25 de julho, será diferente nesse ano por conta da pandemia de coronavírus. Em Caxias, a data é anualmente comemorada no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Todos os anos a solenidade conta com o hasteamento da Bandeira da Paz e homenagem a uma personalidade cultural. Porém, desta vez, os homenageados serão todos os profissionais da saúde que estão à frente do combate à covid-19.
O evento deste sábado pode ser acompanhado por meio do site, a partir das 9h. Na plataforma há um espaço exclusivo ao Dia Mundial da Cultura e da Paz, com diversos conteúdos sobre a celebração.
Segundo o diretor do Centro de Cultura Ordovás, Michel Sonda, o hasteamento da bandeira foi gravado na última terça-feira (21) e será colocado no site na manhã de sábado. Também fará parte da solenidade uma oração realizada por Luci Maitelli.
– Este ano, as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Cultura e da Paz serão um pouco diferentes, diante do momento difícil que estamos enfrentando, mas não poderíamos deixar passar em branco. Mais uma vez, o Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho será palco, mesmo que de forma virtual, das ações e homenagens pela passagem desta importante data – destaca o diretor.
A comemoração pelo Dia Mundial da Cultura e da Paz é realizada em Caxias do Sul, no Centro de Cultura do Ordovás, desde 2008. A partir de 2009, a data passou a ser regida por lei municipal.