Voluntários da ONG Médicos de Rua - Caxias do Sul realizaram na manhã deste domingo atendimentos de saúde aos cerca de 40 moradores de rua acolhidos pela prefeitura de Caxias do Sul desde o início da pandemia de Covid-19. O grupo, que até a última semana de maio estava abrigado nos Pavilhões, foi transferido para a antiga sede do CAPS Reviver, no bairro Cinquentenário.
Multidisciplinar, a equipe formada por profissionais e estudantes conta com médico clínico-geral, infectologista, equipe de enfermagem, dentista, fisioterapeuta, psicólogo, entre outras especializações. A ação tem sido realizada mensalmente, numa parceria da ONG com as entidades envolvidas no acolhimento: Fundação de Assistência Social (FAS), Centro Pop Rua e secretarias de Saúde e de Segurança Pública e Proteção Social.
A psicóloga Nívea Rosa, diretora da rede atenção psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que a maioria das pessoas em situação de rua já foi encaminhada para suas famílias ou cidades de origem, já que muitos não eram de Caxias. De quase 200 em março, restaram 40 pessoas atualmente abrigadas.
- Intervenções como a de hoje são muito importantes, pois como a maioria é de dependentes químicos, a abstinência torna ainda mais necessários que eles estejam medicados, recebendo receita dos medicamentos que temos na rede municipal - destaca a psicóloga.
Nívea avalia como positivo o andamento do acolhimento desde o início da pandemia:
- No início a gente pensou que não iria conseguir cumprir a proposta, mas depois de três meses acredito que foi atingido o objetivo. Chegamos a acolher 200 usuários e boa parte a gente conseguiu encaminhamento, buscando documentação, fazendo contatos com os serviços de assistência social de suas cidades.