A série de lives do projeto “Sesc - Em Casa Com Você” apresenta nesta sexta o conjunto caxiense Choros de Balcão como atração, às 20h. Além de levar cultura e entretenimento para as casas das pessoas no período da quarentena e isolamento social, a apresentação, transmitida pelas redes sociais do Sesc RS (confira como assistir no final da matéria), também tem caráter solidário: enquanto assiste, o público pode fazer doações para o Programa Mesa Brasil Sesc.
Grupo que surgiu em 2013 como uma reunião de amigos e que chegou a ter sete pessoas na formação, desde o ano passado o Choros de Balcão virou quarteto, formado pelos remanescentes Beto Scopel (trompete) e Leozão Reis (pandeiro), e pelos recém-chegados “rafaéis”: Rafael Diniz (violão de sete cordas) e Rafael de Boni (acordeom). Uma mistura pouco convencional, se for considerada a instrumentação mais consagrada do gênero, mas que ajuda à estética menos tradicional que os caxiense propõem.
- Um conjunto de choro normalmente é composto pelo violão, cavaquinho, bandolim, pandeiro e flauta, embora haja exceções. A banda do Pixinguinha, Os Oito Batutas, também tinha trompete e saxofone, instrumentos mais jazzísticos. Mas esse é o choro carioca, e a gente traz uma mistura que também é a mistura das pessoas e da cultura. O acordeom é o instrumento mais típico do Rio Grande do Sul, mas também era comum nos primeiros grupos de choro. O trompete, por sua vez, ajuda a nessa combinação de timbres um pouco diferente e até inusitada - comenta Beto Scopel.
Scopel também destaca que o repertório vai além do tradicional, embora alguns clássicos do gênero também estejam presentes, para contemplar o que ele considera ser um “dever de artista” de aproximar o público de uma das mais importantes manifestações da cultura brasileira:
- Vamos tocar um pouco de samba, como Água de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), uma versão de Merceditas (folclore argentino) que no meio emenda Autumn Leeves, um standard de jazz. Também terá o Choro do Gabi, autoral do Rafael de Boni, e alguns choros tradicionais como Tico Tico no Fubá e Brasileirinho.
A live pode ser conferida na página do Sesc RS no Facebook e no canal do Youtube, a partir das 20h.
Leia também
Grupo Zingado apresenta duas atividades online neste fim de semana
Rafa Schuler faz live para lembrar dos tempos de Lucille Band
Marcado inicialmente para este sábado, retorno da Maria Fumaça de Bento é suspenso
André Costantin: MB Antifa
Festival de Cinema de Gramado é adiado para setembro, devido à pandemia de coronavírus
Escritora moçambicana Isabela Figueiredo participa de live caxiense nesta sexta