* O Casa e Cia é produzido pela jornalista Alessandra Rech especialmente para o Almanaque. (E-mail: palavrear@gmail.com)
Tomar como base preceitos pedagógicos no momento de definir o quarto das crianças pode representar facilidades no convívio e momentos de aprendizagem em casa. Nos tempos de pandemia, com a inevitável brecha no calendário escolar, nada melhor do que poder propiciar aos pequenos momentos lúdicos, no aconchego do lar. A arquiteta Marina Pergher, que tem em sua trajetória formação e projetos que contemplam a linha montessoriana, assina este quarto, feito para um menino de três anos, em um espaço de oito metros quadrados de uma residência de Caxias do Sul.
Marina explica que o objetivo do quarto montessoriano é oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança, para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança.
O método prioriza a autoeducação, ou seja, o quarto deve oferecer elementos que ofereçam segurança no brincar, posicionados na altura da criança, para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço, sem depender de ajuda o tempo todo.
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A arquiteta lembra que o Método Montessori foi desenvolvido por Maria Montessori, no início do século 20, na Itália. Médica, era também educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizagem mais criativo. Nessa linha, os projetos montessorianos pensam na perspectiva da criança, e não na dos adultos da casa, na definição de móveis e acessórios.
Seguindo a premissa da ludicidade, Marina elegeu o cenário noturno de entardecer, oferecendo tonalidades intensas, com o objetivo de propiciar um ambiente rico e estimulante. Para equilibrar, uma base neutra, com madeira clara e objetos e tecidos coloridos, quebrando a tradicional monotonia dos tons pastéis, que costumam fazer parte desse tipo de ambiente.
O resultado é um quarto simples, evitando abarrotar de brinquedos, para que a criança possa explorar, essencialmente, os próprios movimentos.
Dicas
:: Brinquedos: para despertar o interesse e não gerar monotonia, especialistas indicam que os brinquedos sejam oferecidos em esquema de rodízio, trocados a cada 15 dias;
:: Espelho: fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver, o espelho, ajuda a criança a se reconhecer como indivíduo, e é um alicerce na pedagogia montessoriana;
:: Tapete: para proporcionar experiências sensoriais e delimitar o espaço de brincadeiras, é um importante recurso;
:: Armários baixos: armazene poucas opções de roupas, para que a criança possa escolher com facilidade.