Desde sua sexta edição, realizada em 2018, a Mostra Tum Tum escolhe parte de suas atrações através de uma chamada pública para artistas do Brasil e da América Latina. Uma forma de tornar a seleção mais democrática e abrangente que surgiu como experiência e pegou. Não apenas pelo número expressivo de inscritos a cada ano, mas também pelo número maior de selecionados através deste modelo. A última edição teve cerca de 170 inscritos e 70% das atrações foram escolhidas através do edital.
Para a oitava edição, prevista para iniciar entre julho e agosto (a depender do andamento da pandemia de Covid-19 no Brasil), interessados em participar do edital podem se inscrever a partir desta quinta-feira, até 19 de maio, pelo site. É preciso apresentar material em áudio, texto (histórico profissional) e vídeo, necessariamente de uma performance ao vivo. O critério principal de avaliação é a qualidade artística, embora sejam levados em conta fatores como a representatividade (dentro de um gênero ou de uma comunidade específica) e o potencial de inovação.
- A opção pelo edital foi uma forma de democratizar a escolha das atrações, que antes ocorriam com uma curadoria mais direta. Da mesma forma, também é uma maneira de ficarmos ainda mais por dentro do que está rolando no Brasil e nos países vizinhos, servindo como pesquisa. Ficamos felizes com a adesão ao edital porque mostra a credibilidade que a Tum Tum alcançou neste mercado difícil. Cumprirmos o combinado combinado com os artistas e darmos os passos de acordo com o tamanho das pernas são questões que contam muito - destaca Juliana Pandolfo, produtora cultural e diretora da Tum Tum.
A produtora também anuncia algumas mudanças para esta edição. A partir da alteração do nome, de Tum Tum Instrumental para Mostra Tum Tum, a ideia é contemplar também atrações cantadas, o que até então ocorria como exceção. Os shows não serão mais aos domingo, mas sim aos sábado. E, por não ter conseguido garantir a captação dos recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o número de atrações também será reduzido. Ao contrário das últimas edições, cada data terá uma apresentação, e não duas (exceto as previstas para o verão, a céu aberto). Ao todo, 10 atrações deverão compor o line-up, distribuídas em sete finais de semana. A previsão é de iniciar as apresentações entre julho e agosto, dependendo do andamento da pandemia.
- Teremos que fazer uma edição mais pocket. Ainda não sabemos se iremos manter os shows gratuitos ou cobraremos um valor popular de ingresso. Os shows a céu aberto talvez não sejam feitos com a mesma estrutura. Temos dois anos para realizar o projeto, mas como já temos o valor da Lei Municipal captado, vamos arriscar fazer no segundo semestre deste ano. Com responsabilidade e seguindo a legislação e os decretos - acrescenta Juliana.
Serviço
O quê: inscrições abertas para a 8ª Mostra Tum Tum de música
Quando: de 30 de abril a 19 de maio
Como fazer: pelo site www.tumtumprodutora.com.br