Em tempos de distanciamento social, os alunos do curso de Licenciatura em Dança da Universidade de Caxias do Sul (UCS) resolveram comemorar o Dia Internacional da Dança, celebrado nesta quarta-feira (29), de uma forma diferente. Eles criaram um vídeo, no formato "challenge" (desafio), onde mostram suas coreografias individuais, cada um em sua casa, claro, e desafiam o próximo bailarino a seguir com a dança. Na gravação, os dez alunos participantes puderam explorar seu gênero preferido, organizar o próprio figurino — que foi de vestimentas mais simples ou cotidianas ao K-Pop e Hip Hop —, além de desenvolver um roteiro sequencial.
— Os estudantes têm sua origem na dança marcada por diferentes gêneros de dança, por isso não queríamos delimitar um tema específico. A organização partiu dos próprios alunos e buscou explorar a versatilidade deles, com variações indo dos tribais ao ballet. Os alunos queriam deixar claro de onde eles vêm, e o que carregam com mais verdade — explica a professora Sabrina Marques Manzke, uma das coordenadoras do projeto "Dança: diálogos entre produção e prática".
A professora ressalta ainda que a iniciativa buscou reafirmar a importância da arte e da dança, mesmo em meio ao distanciamento gerado pela pandemia de coronavírus.
— Estamos em isolamento e não queríamos deixar o Dia Internacional de Dança passar em branco. Com essas pequenas ações queremos reafirmar a importância da arte e da dança, porque elas nos mostram como é possível sorrir de dentro de casa, mesmo que o cenário de fora não seja muito otimista.
Abaixo, confira o resultado do trabalho: