Num momento em que todas as galerias de arte estão fechadas por conta dos riscos do coronavírus — assim como os demais equipamentos culturais da cidade — os artistas visuais da região se uniram para buscar um outro tipo de visibilidade. Formatado pela curadora independente e titular da Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura de Caxias, Mona Carvalho, a iniciativa Atelier Virtual pretende aproximar a comunidade das linguagens artísticas assinadas por 11 criadores. A "aproximação", claro, não será física, mas virtual.
— Neste período em que está todo mundo em casa por causa do coronavírus, várias iniciativas culturais começaram a acontecer pela internet. Tive muitas ideias e, para chegar neste formato, me inspirei nessa galera dos festivais de música, como o Nós Todo Mundo, organizado aqui em Caxias — conta Mona.
Seguindo a mesma formatação do festival de música, o Atelier Virtual convidou os artistas a promoverem lives em suas páginas próprias do Instagram, neste sábado (28). A programação delimitou 20 minutos para cada um, boa oportunidade para quem gosta de arte ter um acesso bem mais íntimo ao universo de cada artista do que o alcançado numa exposição, por exemplo. Nas lives, será possível conhecer um pouco do atelier, das técnicas e da trajetória de cada um.
— Achei legal provocar os artistas também a esse contato, de enfrentar uma audiência — acrescenta Mona.
O participantes desta primeira edição são pessoas mais próximas do convívio com a curadora, e que aceitaram o convite de primeira. Porém, Mona recebeu feedback positivo de vários outros criadores, inclusive de regiões mais distantes, o que indica que novas edições do Atelier Virtual serão realizadas nas próximas semanas.
Com 11 participantes de nomes atuantes nas artes visuais da região, principalmente em Caxias, o grupo do primeiro Atelier Virtual reforça uma ideia que Mona procura priorizar nas iniciativas que realiza também na Unidade de Artes Visuais:
— Defendo sempre esta mescla entre linguagens e a abrangência de artistas novos e outros com trajetória já consagrada.
Será possível acessar, por exemplo, toda a tradição dos traços de Victor Hugo Porto, artista de 65 anos; passando pela novidade que chega com Christian Dilima, que preparava sua primeira exposição individual quando surgiram os cancelamentos por conta do vírus; até o experimentalismo do pessoal do Vomitório Zine. Também estarão no Atelier Virtual nomes que estiveram no centro de polêmicas durante o governo do ex-prefeito Daniel Guerra, como Rafael Dambros (autor da exposição Santificados, proibida de receber visitação de escolas na Câmara de Vereadores) e Lucas Leite (preso pela Guarda Municipal quando pintava na Praça das Feiras).
Programe-se
O quê: Atelier Virtual.
Quando: neste sábado (28), das 14h30 às 19h30min.
Onde: no Instagram de cada artista.
Quanto: acesso gratuito.
Confira a programação e o endereço do Instagram para acompanhar cada live:
14h30min às 14h50min – Kira Luá (@kira_lua)
15h às 15h20min – Natalia Bianchi (@natbianchi)
15h30min às 15h50min – Christian Dilima (@rechchristian)
16h às 16h20min – Lucas Leite (@lucasleitearte)
16h30min às 16h50min – Daniela Antunes (@danielaantunes399)
17h às 17h20min – Mara Galvani (@mamgalv1)
17h30min às 17h50min – Luis Eduardo Peres (l_eduardoperes)
18h às 18h20min – Rafael Dambros (@rafaeldambros)
18h30min às 18h50min – Victor Hugo Porto (@victorhugoporto19)
19h às 19h20min- Matheus da Rocha Montanari (@montanarimatheus)
19h30min às 19h50min – Vomitório Zine (@vomitoriozzine)
Leia também
Nova temporada da série de Carlos Henrique Iotti sobre pescaria está no Youtube
Show da banda Renato e Seus Blue Caps em Caxias ganha nova data
A vez dos "shows domésticos": músicos serranos utilizam sacada e terraço como palco em apresentações para vizinhança
Artistas de Bento se engajam virtualmente contra o coronavírus