Os bastidores de um programa de rádio são o mote para Los Meketrefes, espetáculo que chega a Caxias do Sul nesta sexta-feira. Misturando formatos como o stand-up comedy, o musical e a esquete teatral, com muita interação com o público, a peça que há três anos circula pela região metropolitana sobe a Serra pela primeira vez, prometendo arrancar gargalhadas no Teatro Pedro Parenti.
O elenco traz Oscar Simch (participante de outro célebre espetáculo em trio, Homens de Perto), Jotagá Comendador (ator, escritor e músico, membro da descontraída banda pop brega Freud Explica), e Wilson Rosa, o Jaguara, comediante e diretor de diversos espetáculos de humor e de stand-up comedy. Durante 90 minutos, o trio brinca com o hilário universo das atrações de rádio e de televisão, em especial com as características que consagraram muitas atrações populares entre os anos 1960 e 1990, como o melodrama familiar, os shows de calouros, as previsões de horóscopo os programas românticos, entre outros. Na trama, um trio forma a banda de apoio de um programa de rádio cujo apresentador resolve simplesmente abandonar a atração, sem maiores explicações à audiência ou aos colegas. Como o show não pode parar, os músicos se viram para dar continuidade ao programa, à sua maneira:
— São três músicos que ficariam desempregados, mas que não se dão por vencidos, e essa é a brincadeira. Eles levam o programa adiante inventando anúncios fúnebres, cartas de amor, previsão de tempo, comerciais de empresas que nem existem mais, shows de calouros que somos nós mesmos, patrocinadores que não existem. São uns picaretas (risos). É um texto que a gente está sempre trazendo alguma ideia nova para cada apresentação, a partir de ideias que surgem dentro dessas referências de programas de rádio. Quando vamos a outra cidade, como Caxias, também fazemos questão de levar algum presente que tenha a ver com aquele local, com aquelas pessoas. Então, o público pode esperar algumas surpresas — conta Wilson Rosa.
Rosa conta que, além da boa recepção do público, o espetáculo tem reservado momentos engraçados também aos atores, daqueles que só quem assiste ao vivo pode presenciar, pois não estão programados e por isso se tornam ainda mais hilários.
— Tivemos momentos maravilhosos. Num deles uma criança de uns três invadiu o palco enquanto tocávamos uma música e começou a dançar, roubando a cena. Tivemos de parar o espetáculo para ela fazer o número dela. Outra vez, num momento em que converso com a plateia, mas que o público não fala, uma senhora roubou meu microfone e fez um verdadeiro espetáculo de stand-up — diverte-se o ator.
A garantia é de uma noite de risadas e também de alguma nostalgia, especialmente para quem passou dias e noites com os ouvidos "colados" no rádio na era pré-redes sociais.
Programe-se
O quê: espetáculos Los Meketrefes
Quando: sexta-feira, às 20h
Onde: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura), em Caxias do Sul
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (Cartão do Assinante Pioneiro, Sinpro, Cpers e Sindiserv)