Quem tem criança em casa, sabe que um dos principais desafios da quarentena tem sido encontrar passatempos que sejam divertidos e, ao mesmo tempo, educativos. Foi pensando nisso que o Instituto de Leitura Quindim, com sede em Caxias do Sul, lançou o projeto Todxs Contra Coronavírus, um canal no YouTube que oferece de contação de histórias infantis a receitas fáceis de fazer junto com os pequenos.
A plataforma é abastecida diariamente com novos conteúdos. Em um dos vídeos, a professora Priscila de Mello Vuelma explica como fazer multiplicação utilizando o jogo da velha. Em outro, a instrutora de aéreos Michella Biazus ensina a virar estrelinha. Também fez sucesso um inusitado tutorial de como lavar as mãos corretamente, produzido pela Orquestra de Câmara do Amazonas.
Como a ideia é ser um canal colaborativo para distribuir conteúdo no período de isolamento, a participação é livre. Escritores, ilustradores, contadores de histórias, artistas, professores, profissionais da psicologia e de outras áreas do conhecimento já foram convocados pelo Quindim para enviar seus vídeos. Só existe uma regra: as atividades devem ser praticadas em casa – uma forma de conscientizar as famílias sobre a importância de evitar sair às ruas e, assim, conter a propagação da covid-19.
— A ideia não é produzir conteúdo próprio, mas disponibilizar o material que as pessoas estão nos encaminhando. É um canal colaborativo e diverso, porque a gente acredita que, neste momento, é importante abrigar conhecimento de diversas áreas num só lugar. Por isso pensamos em conteúdos não só de literatura, mas de gastronomia, de arte, de saúde — explica Volnei Canônica, presidente do Instituto Quindim.
Há pouco mais de uma semana no ar, o canal já conta com quase 30 vídeos publicados e centenas de visualizações. Para ampliar o alcance, a equipe do Quindim também tem utilizado o WhatsApp, encaminhando novos materiais para as mais de 500 famílias associadas ao Instituto. O retorno, segundo Canônica, tem sido a melhor recompensa:
— Um pai de Brasília mandou mensagem dizendo que fez a brincadeira da escala musical com os copos d’água. Isso é gratificante. As pessoas precisam entender que o vírus não é brincadeira. O melhor a se fazer no momento é deixar as crianças em casa. Vamos transformar nossas casas em grandes bibliotecas de conteúdo por meio das plataformas digitais e da criatividade.
Com mais de 6 mil livros à disposição do público, a biblioteca do Instituto Quindim segue de quarentena por tempo indeterminado. Todos os empréstimos foram renovados automaticamente.
— Temos uma máxima lá no Quindim: as crianças podem tudo, podem correr, podem rir alto, podem descer no escorregador; só não podem se machucar. A vida é o nosso bem maior. Por isso, para quem pode, a orientação é ficar em casa e aproveitar esse momento para cultivar o afeto das famílias — orienta Canônica.
CONHEÇA O PROJETO
Para enviar materiais:
:: Grave seu vídeo com celular ou câmera na posição horizontal.
:: Salve o arquivo nas extensões avi, mov ou mp4.
:: O conteúdo deve ter, no máximo, 45 minutos.
:: Envie para o e-mail quindimcontracoronavirus@gmail.com, com uma breve descrição da atividade e nome completo dos participantes.
Para assistir:
:: O conteúdo está disponível no link http://bit.ly/TodxsContraCoronavirus ou pesquisando Todxs Contra Coronavírus na página inicial do YouTube.