Pensar o futuro sob os mais diversos ângulos. Foi com essa provocação em mente que 26 escritores gaúchos se colocaram a produzir os contos de Tudo Soma Zero - Histórias de Outros Futuros, coletânea que terá sessão de autógrafos nesta sexta (6) à noite, na Do Arco da Velha, em Caxias do Sul.
Organizado pela dupla Ana Luiza Rizzo e Cris Vazquez, o livro reúne uma gama de projeções distópicas de como será o amanhã. Mas não pense em robôs ou naves espaciais. O foco das narrativas é essencialmente humano, passando por dilemas que soam familiares já nos dias atuais, como restrições de liberdades civis, solidão nos centros urbanos, sexualidade, burocracia e poder, direito à privacidade e manipulação genética.
— No final do ano passado, a gente debateu o que iria escrever e todos falavam de ter medo. Da situação política, da economia, de como seria o futuro... E o medo levado ao extremo é uma distopia. Foi aí que resolvemos, por unanimidade, falar sobre o assunto — recorda a caxiense Ana Luiza, que assina o conto #NoWay, história sobre um continente onde as memórias são proibidas, no nem-tão-distante 2083.
Olhar o horizonte e sonhar com o que vem pela frente não é novidade na literatura. Basta lembrarmos que assim fizeram Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo), George Orwell (1984), Ray Bradbury (Fahrenheit 451) e tantos outros. Sendo assim, o diferencial de Tudo Soma Zero não reside na proposta literária, mas talvez no tempo histórico em que foi produzido.
— O futuro que esses autores escreveram parece que já chegou. Vivemos num presente que já foi pensado na literatura e que já está acenando com as perspectivas de onde vamos parar se continuarmos com o estilo de vida que temos hoje. É como se [o livro] tivesse uma mensagem de "se continuar assim, o resultado pode ser esse" — reflete a autora.
Se já vivemos em tempos sisudos, como alertam os autores, pensar o amanhã é mais que necessário. Afinal, "se nos prometeram carros voadores e nos deram terraplanismo", como observa a escritora Renata Wolff no texto de apresentação, o que pode vir pela frente? Esse é o questionamento que, inventivamente, é respondido a cada página.
JUNTOS PELAS LETRAS
A parceria literária que resultou em Tudo Soma Zero nasceu ainda em 2015, quando 18 dos 26 autores cursavam a renomada oficina de Escrita Criativa do professor Luiz Antonio de Assis Brasil, na PUCS-RS. Desde então, o grupo organiza um lançamento anual, abrindo espaço também para convidados.
Além de Ana Luiza, outros cinco caxiense integram o coletivo: Andrezza Postay, Leandro Demeneghi, Lúcio Humberto Saretta e Tiago Sozo Marcon. Entre os títulos já publicados, Onisciente Contemporâneo (2016), Translações Singulares (2017) e Não Culpe o Narrador (2018). Para o ano que vem, o grupo já iniciou as conversas sobre a temática a ser abordada. Fato é que a iniciativa chegará ao quinto ano de produção ininterrupta, o que, por si só, já merece comemoração.
PROGRAME-SE
:: O que: lançamento da coletânea de contos Tudo Soma Zero - Histórias de Outros Futuros, com organização de Ana Luiza Rizzo e Cris Vazquez.
:: Quando: nesta sexta (6), às 18h30min.
:: Onde: Do Arco da Velha Livraria & Café (Rua Dr. Montaury, 1570).
:: Quanto: livro à venda por R$ 44,90.