Sete oficinas de capacitação, seis espetáculos de dança, duas noites com apresentações de grupos locais e uma intervenção ao ar livre. Esses são os números do 10º Caxias em Movimento, que inicia nesta terça (5) e segue até domingo (10), com atrações distribuídas pelo Centro de Cultura Ordovás, Casa da Cultura e Praça do Trem.
Ao contrário de edições anteriores, a programação não terá nomes de fora do Rio Grande do Sul. Ao todo, são 16 atrações caxienses e três de Porto Alegre, entre grupos, companhias e escolas de dança.
— Pela minha experiência, menos é mais. É melhor termos menos grupos, mas com condições melhores, podendo pagar um cachê digno. Como contrapartida, todas as companhias com espetáculos vão oferecer oficinas gratuitas — destaca o diretor da Unidade de Dança da Secretaria da Cultura, Matheus Brusa.
O time de oficineiros é diverso e qualificado: da consagrada bailarina Eva Schul (que ministra oficina de criação coreográfica, amanhã) ao prata-da-casa Junior Alceu Grandi (oficina contato improvisação, no sábado). As inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3901-1316.
Se para a classe artística o evento possibilita capacitação e intercâmbio de ideias, para o público em geral são seis espetáculos gratuitos e duas noites em que escolas locais, escolhidas por meio de seletiva, apresentam seus talentos no palco do Teatro Pedro Parenti.
— Tivemos o cuidado de selecionar trabalhos que, ao mesmo tempo, sejam palpáveis para o público leigo, mas que também façam pensar. Buscamos um equilíbrio: ser democrático, mas com qualidade — explica Brusa.
A programação conta ainda com oficinas ministradas pelos bailarinos da Cia. Municipal de Dança em escolas públicas e entidades assistenciais, além de encerramento com apresentação ao ar livre na Praça do Trem.
PROGRAMAÇÃO*
Sala da Cia. Municipal de Dança (Ordovás)
:: Terça (5), 10h: workshop de danças urbanas, com Juliano Dias.
:: Terça (5), 16h: oficina vivência do corpo performático na dança, com Quarta Parede Processos Contemporâneos.
:: Quarta (6), 10h: oficina contempurbano, com Driko Oliveira.
:: Quarta (6), 14h: oficina de criação coreográfica, com Eva Schul.
:: Quinta (7), 10h: oficina de preparação corporal e procedimentos de criação em dança performática, com Cubo1 Cia. de Arte.
:: Sexta (8), 10h: oficina Retalhos, com Organização Detalhe de Dança.
:: Sábado (9), 13h30min: oficina contato improvisação, com Junior Alceu Grandi.
Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto (Ordovás)
:: Terça (5), 20h: espetáculos As Quatro Estações (JDance Estúdio de Dança) e Dobras Sobre Si (Quarta Parede Processos Contemporâneos).
:: Quarta (6), 19h: espetáculo Acuados (Ânima Cia. de Dança).
:: Quinta (7), 19h: espetáculo Vicent (Cubo1 Cia. de Arte).
Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura)
:: Terça (5), 20h: apresentações de grupos locais (Escola Preparatória de Dança, La Serrana Flamenco del Sur, JDance Estúdio de Dança).
:: Quinta (7), 20h: apresentações de grupos locais (Ballet Margô, De lá pra cá Danças Brasileiras, Estilo Tribal Caravan, Escola de Dança Na Ponta do Pé, JP Danças Urbanas, Escola Preparatória de Dança, Escola de Dança Bruna Maccari, Rakaça Troupe).
:: Sexta (8), 20h: espetáculo Retalhos (Organização Detalhe de Dança).
:: Sábado (9), 20h: espetáculo Corpologias II (Cia. Municipal de Dança).
Praça do Trem
:: Domingo (10), 16h30min: apresentações de grupos de dança ao ar livre (Coletivo Cappes, Central das Artes, Afoxé Ogum Mege, Grupo de Danças Folclóricas da SCAN).
* Todas as atividades são gratuitas.