Dentro e fora das telas de pintura, esta sexta-feira, dia 25, está marcada como a data em que os pets serão os protagonistas na Galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul. É que a partir das 15h, ocorre a abertura da mostra PETS, do artista plástico e arquiteto Vitor Senger, em um espaço ambientado pela arquiteta Alessandra Mosna. É a mesma parceria da ArqArt que ocorreu na Fabbrica, em setembro.
Além dos cães e gatos retratados nas telas, será permitido aos donos de animais de estimação levá-los para visitar a galeria. Mas tem um detalhe, que cada um fique responsável pelos seus pets a transitar pelo espaço, avisa a coordenação da Galeria Arte Quadros. Quem levar seus animaizinhos poderá concorrer a uma obra do artista, no tamanho de 40x40.
Estarão à mostra 17 pinturas de cães e gatos, em tamanhos variados, e duas litogravuras. Vitor Senger, que tem três cães, diz adorar animais, e vem daí seu interesse por retratá-los.
– Em 2011 fiz a primeira tela de gato e pra minha surpresa, uma cliente a adquiriu no mesmo dia que levei pra galeria. De lá pra cá, fiz outras telas de pets, principalmente cães e gatos, além das encomendas de clientes que gostariam de eternizar seus bichinhos com uma obra – revela Vitor Senger, 45 anos.
Em PETS, o artista vai exibir telas de diversos tamanhos, mas sua preferência é por obras em larga escala.
– Sempre trabalhei em telas grandes, por dois motivos. Primeiramente, porque trabalho com espátulas e em telas pequenas torna-se muito difícil trabalhar os detalhes. E, segundo, porque o impacto visual, em uma tela grande com uma imagem maior do que o convencional torna-se mais interessante. No entanto, para essa mostra, tenho trabalhos de diversos tamanhos, ainda usando espátulas, mas com detalhes feitos com pincel principalmente nos olhos, afinal é através do olhar que os animais se expressam. Ainda assim com camadas espessas de tinta que é característica do meu trabalho – explica.
Além de artista plástico, Senger é arquiteto, mas, diferentemente de alguns profissionais que inserem a arte como adereço ou apenas como mais um elemento decorativo, ele defende o protagonismo das obras, independentemente do conceito do design de interiores.
– Embora eu tenha formação em arquitetura, acho que a arte não tem que combinar com a “cor do sofá” ou a decoração em si. Provavelmente uma pessoa que tenha uma decoração em um estilo clássico vai se interessar por obras do mesmo estilo, mesmo assim, uma obra de arte contemporânea pode ficar muito interessante em um ambiente desses. Então reforço que uma obra de arte fala por si só e não precisa, nem tem que combinar com a decoração.
Há quem bata o olho nas telas de Senger, sobretudo nessa série sobre pets, e veja apenas uma tela em que são retratados animais de estimação. Mas o artista diz que tem sido surpreendido por olhares mais generosos que enxergam um pouco mais além.
– Os feedbacks que tenho recebido são os mais variados. A maioria é seduzido pelo olhar, que é a forma dos bichos se expressarem. Alguns identificam diretamente ao seu pet: “é a cara do meu!”. Mas o que me deixa mais feliz é quando dizem que consegui captar não só a expressão, mas também a alma do animal retratado – observa Vitor Senger.
Agende-se
O quê: PETS, de Vitor Senger.
Quando: sexta-feira dia 25 de outubro, das 15h às 20h. A mostra segue até o dia 23 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h. Sábados, das 9h às 15h.
Onde: Galeria Arte Quadros (Rua Feijó Júnior, 975 - Sala 1007 - Via Decorata - Caxias).
Ambientação: Alessandra Mosna.
Informações e agendamento: 3028.7896.