O que você faria se começasse a receber, pelo correio, caixas coloridas de um ser misterioso que vive na floresta? Pois é justamente o que acontece com Antônia, a pequena e curiosa protagonista de A Caixa Dourada, lançamento do escritor Delcio Antônio Agliardi com bate-papo e sessão de autógrafos nesta quarta-feira (7), na UCS Livraria.
Recheado de metáforas, a obra oferece uma abordagem sensível sobre o câncer infantil e as fases de desenvolvimento das crianças, um assunto delicado e raramente trabalhado com os pequenos leitores — um desafio que o patrono da Feira do Livro abraçou com a mesma doçura que já vimos em A Coruja das Pernas Tortas, lançado em 2017.
— Eu penso na criança que está no setor de oncologia, em tratamento. Na maioria das vezes, ela não entende o que está acontecendo. Essa criança está ali, em sofrimento, junto com a família, mas não entende a situação. Portanto, esse livro é uma tentativa de trazer esse universo simbólico para o mundo da criança — explica o autor, que buscou assessoramento psicopedagógico para produzir a obra com todos os cuidados que a temática demanda.
Publicado pela Chiado Books, editora com sede em Lisboa e centros editoriais em São Paulo, Madri, Roma e Miami, A Caixa Dourada terá distribuição internacional, chegando às livrarias de outros países de língua portuguesa, como Portugal, Angola e Cabo Verde:
— Eu sempre gostei dessa ideia de maior circulação dos autores de língua portuguesa em outros países, em que pese a identidade cultural e a história de cada um. A literatura africana, por exemplo, me encanta, é muito bonita. Acho ótimo poder compartilhar o que produzimos.
Não bastasse a pertinência do tema e a sensibilidade da abordagem, a novidade literária também encanta pela sintonia do texto com as ilustrações: fruto da parceria de Delcio com o filho, Vinícius, 24 anos. Designer de formação, coube a ele a cuidadosa tarefa de dar vida (e cores!) aos personagens criados pelo pai.
— Eu gosto de desenhar desde criança e meu pai sempre me incentivou a seguir com essa carreira. Posso dizer que o interesse pela literatura é mútuo. Foi muito bom ter esse contato pai e filho, que é uma coisa tão carinhosa, num trabalho que envolveu muita sensibilidade — conta Vinicius, que recorreu a uma paleta de cores pastel, com tons de roxo e azul, para representar a inocência das crianças.
— O meu filho vem trabalhando com literatura infantil há algum tempo. Assumimos o risco de trabalhar juntos porque no seio familiar sempre tem isso, de encarar projetos conjuntos. Foi um trabalho com muitas conversas sobre os caminhos que tomaríamos. É muito bonito ver um filho crescendo e ofertando seus conhecimentos em benefício da literatura — corrobora o pai.
Detalhe: por uma feliz coincidência, a obra está sendo lançada na Semana dos Pais. Mais um ingrediente que torna A Caixa Dourada uma obra que transborda, sobretudo, a paixão pelas coisas simples da vida.
PROGRAME-SE
:: O que: lançamento do livro A Caixa Dourada, de Delcio Antônio Agliardi.
:: Quando: nesta quarta (7), às 19h.
:: Onde: UCS Livraria, no Centro de Convivência do Campus-Sede da UCS.
:: Quanto: livro à venda por R$ 27.