A terceira semana do Festival Varilux de Cinema Francês traz ao público caxiense mais quatro produções inéditas do país europeu. Com sessões de quinta a domingo, no Ordovás, a programação contempla duas comédias e dois dramas, oferta tentadora para os amantes da cinematografia francesa.
Leia mais:
Segunda semana do Festival Varilux tem drama e comédias dramáticas em Caxias
Com 16 filmes inéditos, Festival Varilux de Cinema inicia nesta quinta-feira, em Caxias do Sul
Abrindo os trabalhos, nesta quinta-feira (20), O Mistério de Henri Pick, de Rémi Bezançon. O filme narra a história de uma jovem editora de livros que descobre, numa pilha de manuscritos rejeitados, uma obra-prima que logo se torna um best-seller. Acontece que o autor, um fabricante de pizza que morreu dois anos antes, nunca teria escrito nada além de listas de compras. Convencido que a história não passa de uma fraude, um crítico literário decide sair numa jornada de investigação.
— Além do roteiro, é um filme que vale pela atuação magistral de Fabrice Luchini. Tenho certeza que o público vai gostar — garante o diretor da Sala Ulysses Geremia, Gilmar Marcílio.
Na noite de sexta (21), é a vez do público se divertir com Amor à Segunda Vista, obra que traz o protagonista Raphaël mergulhado num mundo paralelo no qual não conheceu sua esposa Olivia, uma famosa pianista. Entre trapalhadas e situações cômicas, ele tenta reconquistar o amor de sua vida.
Já no sábado (22), o festival exibe o drama histórico A Revolução em Paris, que reconstitui os acontecimentos posteriores à deposição de Luís XVI e à instauração de uma república baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Em meio ao conflito, o longa de Pierre Schoeller cruza os destinos de homens e mulheres comuns com figuras históricas.
Encerrando a semana, no domingo (23), o contundente Através do Fogo. Baseado em fatos reais, o filme narra a história de um bombeiro que tem o rosto desfigurados pelas chamas que, ao acordar num centro de tratamento, é obrigado a redescobrir a vida e aceitar o lento — e por vezes doloroso — processo de recuperação.
Com uma seleção de filmes que privilegia a arte de contar histórias cotidianas com a sensibilidade característica do cinema francês, a terceira edição do Festival Varilux em Caxias tem sido sucesso de público. Nas duas primeiras semanas, quase todas as sessões tiveram lotação esgotada ou com poucos lugares vagos.
— Eu atribuo essa adesão ao fato dos filmes serem menos experimentais, focando mais naquilo que toca o espectador, que são as boas histórias. São produções de grandes cineastas e com atuações memoráveis — pontua Marcílio.
PROGRAME-SE
:: O quê: Festival Varilux de Cinema Francês.
:: Quando: sessões de quinta a domingo, até dia 30.
:: Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312).
:: Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada).
Quinta, dia 20, 19h30min
O Mistério de Henri Pick, de Rémi Bezançon
2019, comédia, 1h40min, 12 anos
Sexta, dia 21, 19h30min
Amor à Segunda Vista, de Hugo Gélin
2019, comédia, 1h58min, 12 anos
Sábado, dia 22, 19h30min
A Revolução em Paris, de Pierre Schoeller
2018, drama histórico, 2h01min, 14 anos
Domingo, dia 23, 19h30min
Através do Fogo, de Frédéric Tellier
2018, drama, 1h56min, 14 anos