"Periferias humanas, base de vidro / Às vezes, trincadas com rajadas de pedras / Por vezes, adornadas com pétalas: / olhares enviesados". É com a ambiguidade desses versos que Jussára Godinho introduz o leitor a Telhado de Vidro, obra que será lançada neste sábado (29), no Instituto Cultural Taru.
Em 66 poemas, a autora transborda metáforas sobre a vida, sua força e fragilidade, seus amores e sofrimentos, as recordações dos tempos que não voltam e as esperanças por novos ventos. Nos versos de Jussára, esse redemoinho de sentimentos provocam o leitor a voltar-se para o interior da alma e resgatar o sabor das coisas simples, do "morango vermelho de paixão" e do "aroma da noite", como escreve em Teu beijo.
— São versos que falam das emoções da vida, quase como um diário. Afinal, tem dias que a gente acorda feliz, cheio de esperança; em outros, pode estar triste, desanimado. Telhado de Vidro é exatamente assim, ambíguo e contraditório como a vida. E também um livro de luta por dias melhores — resume a autora caxiense.
Apaixonada pelas letras desde a infância, quando rascunhava suas inquietações em um pequeno diário, Jussára publicou seu primeiro livro em 2011, aos 53 anos. Desde então, já se aventurou por diferentes gêneros: poesia, crônica, conto e miniconto. Hoje, chegando à quinta publicação da carreira, mantém o hábito de escrever todos os dias — e já conta com quatro manuscritos inéditos que aguardam recursos para publicação.
— Sempre fui apaixonada pela escrita. Para mim, é como respirar. Com o passar do tempo, percebo que houve um amadurecimento naquilo que escrevo, mas é um processo que acontece diariamente. Ainda tenho muita coisa para aprender, até porque somos seres inacabados, em constante transformação — reflete Jussára, que divide o tempo dedicado à literatura com as aulas na rede municipal.
Ao mesclar doçura e intensidade, risos e lágrimas, brisa e tempestade, Telhado de Vidro merece leitura atenta. Como pontua o poeta venezuelano Carlos Rodríguez Sánchez, no prólogo, trata-se de um livro que "deixa seus reflexos em encantadores dramas em seu estilo muito peculiar de poesia".
PROGRAME-SE
:: O quê: lançamento do livro Telhado de Vidro, de Jussára Godinho.
:: Quando: neste sábado (29), às 16h.
:: Onde: Instituto Cultural Taru (Rua La Salle, 933).
:: Quanto: durante o lançamento, livro à venda por R$ 30.