Presentes em todos os continentes, menos na Antártida, as abelhas são fundamentais para manutenção da biodiversidade mundial, afinal sem seu notável trabalho de polinização as plantas não poderiam produzir frutos ou sementes e, assim, não perpetuariam suas espécies. Esses pequenos insetos voadores serão tema de mostra inédita a partir desta quarta-feira, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias. Melô, do artista gráfico e músico, João Geraldo Chaves Silveira, antecipa também as comemorações do dia 22 de maio, quando é celebrado o Dia do Apicultor.
_Na exposição eu trago diversas releituras de capas de discos, que têm elementos relacionados às abelhas e a esse universo. Tem referências de gêneros que vão desde a música clássica, até o MPB, o pop e o nativista_ revela o artista.
Atuando como apicultor há cerca de 5 anos _ a atividade surgiu como um hobby e logo foi incorporada na rotina do músico_, Silveira resolveu utilizar seus conhecimentos em design gráfico para criar artes únicas, que reforçam a importância da atividade apícola e das abelhas. No formato característico dos discos de vinil, as intervenções se apresentam de maneiras diversas, sendo imperceptíveis ou radicais, conforme a obra.
_A intenção da mostra é conscientizar as pessoas sobre o tema de uma forma lúdica e equilibrada_ afirma.
Para tanto, estará disposto no local um glossário recheado de palavras relacionadas a ocupação, para que os visitantes possam aprofundar ainda mais seus conhecimentos em relação a esse universo. Além disso, a programação da Sala de Cinema Ulysses Geremia também foi pensada para homenagear o Dia do Apicultor. No dia 22 de maio, está marcada a exibição da animação Bee Movie para escolas previamente inscritas e na mesma data, a partir das 19h30min, tem sessão gratuita seguida de bate-papo. O documentário The Vanishing of The Bees (O Desaparecimento das Abelhas, em tradução livre), de Maryam Henein e George Langworthy, é a atração.
Melô segue em cartaz até o dia 5 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e nos finais de semana e feriados, das 16h às 22h. A exposição conta com apoio da Associação Caxiense de Apicultores (ASCAP), Associação dos Ecologistas de Caxias do Sul (EcoCaxias) e Secretaria Municipal de Cultura.
SERVIÇO
O quê: abertura da exposição Melô, de João Geraldo
Quando: quarta-feira, a partir das 19h.
Quanto: entrada franca.
Onde: na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias.