Por que casamos? Rogério Beretta e Suzi Martinez estão juntos há 33 anos e ainda não encontraram a resposta. Em quatro temporadas bem sucedidas da peça que mistura realidade e ficção para levar ao palco a doçura e os azedumes da vida a dois, o casal gosta de dizer que, embora ainda não tenha descoberto, tem lá suas pistas para dar. E isso ajuda a explicar boa parte do sucesso do espetáculo que chega a Caxias do Sul nesta terça-feira, para apresentação única no Teatro Pedro Parenti.
– Posso dizer que 80% do nosso público é de casais que vão à peça para tentar descobrir porque casaram. E tem sido muito bacana ver as reações da plateia, porque são situações que todo mundo se identifica – conta Rogério, rosto conhecido no teatro gaúcho pela comédia Homens de Perto.
Também é verdade que o clima de intimidade do público com os atores e a descontração do espetáculo já provocou situações embaraçosas, como um episódio compartilhado pelo ator.
– Teve uma vez que estávamos no camarim e recebemos um casal que gostou muito do espetáculo. Só que, no meio da conversa, o cara se empolgou e resolveu se abrir, contando que, na mesma festa em que conheceu a sua esposa, antes tinha ficado com uma amiga dela. A mulher ficou tão braba ao descobrir aquilo que achei que sairia um divórcio ali mesmo. É um casal conhecido, mas que não posso revelar – diverte-se.
A ideia para dramatizar as situações de uma vida a dois que começou na faculdade de Artes Cênicas da UFRGS, passou por um período vivendo e estudando teatro na Espanha e culminou com carreiras bem estabelecidas na capital gaúcha, tendo o teatro como um amor em comum, surgiu à mesa, em algum almoço com o filho do casal, Vitório Beretta, roteirista que assina o texto do espetáculo – que surgiu como websérie no YouTube. Para evitar que resultasse numa grande piada interna, a família convidou um diretor de fora, Néstor Monastério (de Homens de Perto e Inimigas Íntimas).
Ao abordar de forma leve as pequenas implicâncias, picuinhas e jogos afetivos de um casal, a peça oferece uma necessária dose de humor e uma mensagem de tolerância.
– Num país tão intoxicado por notícias ruins e tão dividido, a gente conta uma história de amor, que fala de união de uma forma muito bem humorada, apesar das brigas e das armadilhas que as relações preparam pra gente. As pessoas saem agraciadas, porque elas querem distensionar um pouco. Apesar de tudo, nós seguimos humanos, com as mesmas necessidades, mesmos desejos e mesmas carências, apesar de todo o radicalismo e de todas as diferenças – define o marido-ator.
Programe-se
O quê: Espetáculo "Pq Casamos?!", com Rogério Beretta e Suzi Martinez.
Quando: Terça-feira (21), às 20h (duração: 70 minutos)
Onde: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura).
Quanto: R$ 50 e R$ 25 (meia entrada), no local ou pelo site www.pqcasamos.com